[weglot_switcher]

‘Dia dos Solteiros’ na China: “compras por vingança” devem ditar novos recordes

Para a edição de 2020, estão a ser mobilizados três milhões de trabalhadores, ajudados por quatro mil aviões e barcos de mercadoria. Aspiradores robóticos, e caixas de ferramentas são as tendências apontadas pela imprensa internacional.
10 Novembro 2020, 17h55

O ‘Dia dos Solteiros’ é celebrado esta quarta-feira na China e é já uma das datas mais impulsionadores do comércio online neste país. Originalmente criado pela Alibaba e considerado o maior evento de vendas online do mundo em 24 horas, é expectável que a edição deste ano seja impulsionada pela pandemia atingindo números recorde. Em 2019, foram vendidos 1,9 mil milhões de artigos num só dia, segundo a “BBC”.

Para a edição de 2020, estão a ser mobilizados três milhões de trabalhadores, ajudados por quatro mil aviões e barcos de mercadoria. Aspiradores robóticos, e caixas de ferramentas são as tendências apontadas pela imprensa internacional como os artigos que podem bater recordes de vendas.

“Gastos por vingança”

Os analistas apontam que o mote para a edição deste ano serão os “gastos por vingança”, onde se espera que as vendas de produtos de luxo compensem as restrições impostas aos cidadãos chineses que foram impedidos de viajar fruto da pandemia de Covid-19.

Michael Norris, consultor na Agency China, prevê que “as restrições internacionais em curso causarão uma mudança significativa nos consumidores chineses que compram luxo online”. Norris acrescenta que “as marcas de luxo também cresceram para a ocasião, com uma estimativa do dobro do número de marcas de luxo que participam do Dia dos Solteiros”.

Vendas atingem o dobro da Black Friday e Ciber Monday

O Dia dos Solteiros na China – também conhecido como 11,11 ou Double 11 – foi originalmente criado pelo retalhista online Alibaba para celebrar precisamente os solteiros, numa antítese ao dia dos namorados. O rival de vendas online do Alibaba, a JD.com, realiza um evento semelhante, mas o Dia dos Solteiros da Alibaba continua a ser o maior em termos de mercadorias vendidas e receita.

No ano passado, o valor bruto da mercadoria atingiu mais de 210 mil milhões de yuans (26,2 mil milhões de euros), o dobro da Black Friday e da Cyber ​​Monday combinadas, com vendas a atingir 847 milhões de euros em pouco mais de um minuto.

Este ano, o Dia dos Solteiros começou cedo com uma onda de vendas online entre 1 e 3 de novembro para atender à crescente procura dos consumidores chineses. Espera-se que na quarta-feira mais de 350 mil marcas locais e internacionais participem no evento.

Aquela que será a 10ª edição do Dia dos Solteiros, ficará inevitavelmente marcada pela pandemia de Covid-19, sendo expectável que produtos para a saúde como vitaminas e purificadores de ar estejam entre os produtos mais vendidos. No ano passado, os produtos importados mais populares incluíram alimentos para animais de estimação, produtos de saúde e beleza, com um aumento de 3.000% em produtos de beleza para homens.

Shaun Rein, fundador do China Market Research Group, antecipa que “as vendas de produtos de beleza disparem com a presença de marcas estrangeiras. Roupas desportivas e vitaminas venderão igualmente bem e os consumidores estão a dar cada vez mais importância à saúde”.

Rein acrescenta que “empresas como a Vinda, que vende papel higiénico, terão um bom desempenho, assim como empresas de sabão como a Unilever, já que os stocks de consumo aumentaram em itens essenciais”.

Para quem quer gastar um pouco mais, também haverá 800 mil imóveis em oferta com desconto juntamente com mais de 200 mil carros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.