Dia Mundial da Internet: Sabe como o Google usa os seus dados?

O motor de busca mais famoso do mundo decidiu explicar como usa os dados dos utilizadores na internet.

Neil Hall/Reuters

O Google procurou conscencializar os cidadãos sobre a importância de criar um mundo online mais seguro para as crianças e adolescentes. Por exemplo, o motor de pesquisa sublinha que usa dados para tornar a informação o mais útil possível, tal como armazena pesquisas para oferecer resultados melhores e mais rápidos. “Mas são protegidos com a mais avançada infraestrutura e tecnologia disponível”, afirmam. “Uma Internet melhor começa consigo”, é a mensagem da Unicef ​​sobre o bom uso da tecnologia.

Quando se utiliza as funções do Google, o motor de pesquisa reconhece principalmente, três tipos de dados:

1-Dados pessoais
Quando cria uma conta, existe a recolha de informações básicas que fornece, como o seu nome ou endereço de e-mail.

2-Conteúdo criado
Se fez login na conta do Google, o motor de busca armazena e protege o conteúdo que o utilizador cria: e-mails, eventos da agenda, fotos que envia, por exemplo.

3-A sua atividade:
Por exemplo, informação que está à procura ou vídeos que vê no YouTube.

O que faz o Google para proteger os meus dados?
-Explicam que protegem os seus dados com a infraestrutura e a tecnologia mais avançada e disponível no mercado
-A criptografia mantém os dados seguros enquanto estão em trânsito. Depois, distribui as informações para os ‘data centers’ altamente protegidos. Dessa forma, pode aceder aos seus dados sempre que precisar.
-Está constantemente a monitorizar os serviços para protegê-lo contra ‘spam’, ‘malware’, vírus e outro tipo de códigos maliciosos.

O que acontece quando a sessão é iniciada?
-Pode usar as seguintes ferramentas: Minha Atividade (pode ver as buscar que realizou e apagá-las), Configuração da Atividade (pode escolher que dados deseja guardar na sua conta e o historial de pesquisas), Configuração de Anúncios (decide se quer os anúncios personalizados com base nos seus interesses).

E se eu não tiver uma conta Google?
-Mesmo que não tenha uma conta Google, alguns dados podem ser armazenados no seu dispositivo quando, por exemplo, se utilizam ‘cookies’. Pode ainda configurar determinadas funções como os anúncios (devem ou não ser personalizados) e as buscas (se devem ou não ser armazenadas).

Relacionadas

Internet lenta? Rescinda o contrato de telecomunicações sem penalizações

Se a sua operadora não está a cumprir com a velocidade mínima contratualizada, é possível optar pela rescisão imediata do contrato de telecomunicações sem qualquer custo ou penalização.

Fidelização nas telecomunicações: o que acontece quando muda de casa?

Uma vez que os contratos são baseados na morada onde os equipamentos são instalados e não no titular em si, o que acontece?

Telecomunicações: Saiba como reduzir a sua fatura de telefone, TV e internet

Os pacotes de serviços de telecomunicações fazem parte do orçamento das famílias portuguesas. Telemóvel, internet e televisão são hoje essenciais no dia-a-dia. Tome nota de algumas dicas que o podem ajudar a reduzir esse encargo.

De 1969 a 2018: A história da Internet em imagens

No Dia Mundial da Internet, veja aqui alguns dos momentos mais marcantes da rede. Do primeiro ‘spam’ aos famosos vírus usados em ciberataques, passando pelos memes e jogos mais conhecidos.

Como escolher o melhor tarifário de telemóvel?

Ao escolher um tarifário de telemóvel deve ter em conta os restantes serviços incluídos nos pacotes de telecomunicações. Saiba como eleger a melhor opção.
Recomendadas

Governo anuncia prolongamento de apoio extraordinário de 60 euros a famílias carenciadas

A Deco aplaude a manutenção deste apoio, mas alerta que 60 euros é um montante claramente insuficiente perante os valores que uma família gasta em média nas suas compras mensais, sobretudo neste cenário de aumento de preços.   

Vai de férias? 20 dicas para se proteger a si e à sua casa

Portugal está entre os países mais seguros do mundo, mas o número de furtos aumentou no ano passado, em relação ao ano anterior. Com a chegada do verão, grande parte da população vai para férias e nunca é demais precaver-se contra eventuais furtos.

DECO questiona porque Espanha reduz IVA para 5% e Portugal não

“O pagamento da fatura de eletricidade e gás tem um peso considerável no orçamento das famílias portuguesas, pelo que consideramos que a redução do IVA é uma medida adequada, necessária e urgente”, escreve a DECO.
Comentários