[weglot_switcher]

Dia Mundial das Telecomunicações: já pode comparar os 400 pacotes existentes

O comparador, intuitivo e de fácil utilização, permite personalizar resultados de acordo com o perfil e preferências do utilizador: do tipo de utilização de internet até às características pretendidas para o serviço de TV ou para um eventual tarifário móvel adicional.
17 Maio 2017, 07h15

A partir de hoje, dia em que se celebra mundialmente as telecomunicações, os consumidores portugueses pode comparar gratuitamente todos os pacotes de telecomunicações existentes no mercado através da nova ferramenta da plataforma ComparaJá.pt, a qual analisa os mais de 400 produtos diferentes oferecidos pelas operadoras, de forma imparcial e independente.

Para além da comparação dos vários produtos de TV, internet, telefone, banda larga móvel e telemóvel, os utilizadores vão poder aderir online aos serviços pretendidos logo no momento, tornando o processo de subscrição rápido e simples.

Tendo em conta os últimos dados da ANACOM, que apontam para a existência de aproximadamente 3,5 milhões de subscritores de pacotes de Telecomunicações em Portugal, o que significa que 8,6 famílias em cada 10 dispõe de um pacote deste tipo de serviços, Sérgio Pereira, codiretor geral do ComparaJá.pt afirma ao Jornal Económico que as expectativas em relação à aceitação dos consumidores “são bastante elevadas”, acrescentando ainda que, como a grande maioria dos subscritores está fidelizada por 24 meses, pelo que todos os anos se deverão renovar perto de 1,725 milhões de contratos (145 mil por mês), “as nossas expectativas passam por conseguir ajudar, já no final de 2017, cerca de 10% deste total mensal – 15 mil consumidores – e, no final do próximo ano, ajudar 25% deste total mensal – aproximadamente 37.500 famílias portuguesas”.

Sobre o lançamento deste comparador, Sérgio Pereira esclarece que integra um projeto a longo prazo para o mercado português, ainda que a expectativa é que “se torne numa referência ao nível da comparação de produtos financeiros na Europa muito em breve”, sublinha.

Quanto a valores de investimento, o responsável dá conta de que, no início deste ano, tiveram acesso, através da holding que agrega as restantes declinações da marca na Europa, a 20 milhões de euros junto de grandes fundos de investimento e reconhecidos nomes do mundo da tecnologia, como Mark Pincus, fundador da Zynga, ou Peter Thiel, fundador do Paypal, e este montante visou alargar o portefólio de produtos. Contudo, tendo em conta que esta solução faz parte de uma estratégia global e de longo prazo, não lhes é possível especificar  o valor destinado exclusivamente a esta ferramenta.

Custos, características e condições contratuais deixam de ser “problemas”

Este comparador pretende expor de forma simples e acessível questões muitas vezes complexas, entre as quais a diferença de custos associados aos distintos períodos de fidelização – dos encargos iniciais com a instalação e ativação do serviço à mensalidade – e as características das diferentes ofertas de cada uma das operadoras – do número de canais incluídos à velocidade da internet ou minutos de chamadas incluídos no telefone.

Também as ofertas promocionais e os custos com canais premium são claramente identificados nas simulações. Nas tabelas de comparação é ainda possível apurar quais as condições de adesão aos serviços pretendidos e os custos decorrentes da rescisão antecipada do contrato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.