Dicas para poupança energética. Climatização

O Polo Positivo é um programa que tem como objetivo melhorar a eficiência energética em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A implementação desta iniciativa promove a redução do valor da fatura de eletricidade, permitindo assim poupar energia. Para garantir condições de conforto térmico nos edifícios, são utilizados sistemas e equipamentos de climatização para aquecimento […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Polo Positivo é um programa que tem como objetivo melhorar a eficiência energética em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A implementação desta iniciativa promove a redução do valor da fatura de eletricidade, permitindo assim poupar energia.

Para garantir condições de conforto térmico nos edifícios, são utilizados sistemas e equipamentos de climatização para aquecimento ou arrefecimento do ambiente, que requerem energia para o seu funcionamento. O conforto térmico está associado a gastos com a energia, existindo frequentemente oportunidades para a otimização desses consumos e para a redução da fatura energética.

Aquecer ou arrefecer a fatura da eletricidade

As condições de conforto térmico dos espaços e edifícios são influenciadas pelas características da envolvente dos edifícios – paredes, coberturas e janelas – que os separa do exterior.

A forma de promover a eficiência energética na climatização passa, naturalmente, pela instalação de equipamentos eficientes, dotados de sistemas de controlo do funcionamento que permitam uma boa adaptação às necessidades efetivas, utilizados de forma racional e mantidos em bom estado de conservação.

A etiqueta energética e a leitura das características técnicas dos equipamentos no momento da aquisição, podem permitir a rápida identificação e escolha de soluções que permitam depois poupar na fatura energética.

No entanto, a eficiência dos sistemas e equipamentos energéticos está sempre relacionada, e muitas vezes depende, da sua correta utilização. Algumas pistas que podem ajudar para esse efeito:

No Inverno, uma temperatura de 20ºC é suficiente para garantir uma sensação de conforto, pois cada grau de temperatura que é aumentado implica um acréscimo do consumo de energia em cerca de 7%;

No Inverno, em situações de ausência mais prolongada (mais do que uma hora), reduzir a posição do termostato para os 15ºC, de forma a minimizar o aquecimento de espaços não ocupados;

Promover a manutenção adequada dos equipamentos de climatização pode permitir poupar cerca de 15% em energia.

OJE/Polo Positivo


Outras dicas

Diagnóstico

Mudança de comportamentos

Televisões e computadores

Gestão de água quente sanitária

caldeiras e radiadores de parede

Poupança energética na climatização/

Pequenos Eletrodomésticos

Equipamento de lavagem doméstica

Etiqueta energética

A iluminação

O edifício e envolvente

Recomendadas

Portugal sobe duas posições no Ranking Mundial de Talento e é agora o 24.º mais competitivo

Portugal melhora sobretudo na Investigação & Desenvolvimento e na Preparação. O podium mundial é liderado pela Suíça, Suécia e Islândia, as três economias mais competitivas em talento a nível mundial entre os 63 países analisados pela escola de negócios IMD.

António Costa: Ambiente+Simples ajuda investimento nas renováveis

O primeiro-ministro afirmou que a desburocratização e a digitalização da administração pública é fundamental para reduzir custos e facilitar o investimento nas renováveis.

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.