[weglot_switcher]

Jantar de natal: como escolher o melhor bacalhau e polvo

Neste natal, é importante escolher bem o bacalhau ou o polvo que irá servir na ceia de natal. A DECO tem alguns conselhos para si.
7 Dezembro 2021, 16h30

Na refeição da consoada os reis são o bacalhau e o polvo. O primeiro reina nas mesas do centro e sul, enquanto o polvo é preferido pelos minhotos e transmontanos.

O bacalhau salgado seco é o mais popular entre os portugueses. Não compre bacalhau salgado seco com defeitos visíveis e evite as peças muito húmidas. Para avaliar este aspeto quando compra um peixe inteiro, segure-o pelo corpo e deixe cair a cauda. Se dobrar, é sinal de que tem água em excesso. Manchas vermelhas e presença de um pó fino e cinzento, branco ou amarelo podem ser sinais de problemas de conservação, ou seja, acarretam possível risco de toxi-infeção alimentar. Peixe mal escalado ou com fendas profundas, excesso ou deficiência de sal, aspeto pegajoso ou cozido, coágulos, manchas de sangue e/ou de fígado indicam má preparação. Rejeite bacalhau com parasitas.

Ser “asa branca” não é sinónimo de melhor qualidade, apenas que a membrana negra que reveste a cavidade abdominal foi retirada.

Em casa, coloque o bacalhau às postas num recipiente com água, com a pele virada para cima. Deixe de molho durante 24 ou 36 horas, consoante a grossura. Renove a água várias vezes ao dia.

Comprar bacalhau congelado é uma boa opção para quem não tem tempo ou disponibilidade para demolhar em casa, mas preste atenção ao preço.  Logo que chegar a casa, guarde-o no congelador.

Escolher bem o polvo é meio caminho para o sucesso da ceia de Natal.

Prefira-o com coloração e brilho mais intensos, sinais de frescura e de pesca recente. O cheiro deve ser agradável, a maresia. Olhos salientes com córnea translúcida e pupila negra e brilhante são desejáveis. Os tentáculos devem ser resistentes e não possíveis de arrancar e deve ter uma textura firme e rija.

Pode conservá-lo no frigorífico a temperatura entre 0 e 5ºC, durante 1 a 2 dias. Coloque um pano humedecido por cima para melhorar a conservação.

Pode congelá-lo fresco ou já cozido, a uma temperatura entre -18 e -22ºC, até 3 meses. Se optar pelo polvo congelado embalado, verifique o rótulo.

  

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.