Dicas para experienciar um Natal mais sustentável

Se não quiser dar largas à sua imaginação culinária, coloque as sobras de comida no frigorífico, na zona mais fria. Aguentarão alguns dias se estiverem bem cozinhadas e guardadas, no máximo, a 4º C. Se acha que não vai comer os alimentos nos próximos 1 a 3 dias, congele-os.

Começando pelas sobras das refeições. Reaproveite-as e faça novas especialidades. Por exemplo, se sobrar carne pode fazer empadão. Do pão pode fazer torradas ou tostas. Assados no forno ganham vida e cor ao juntar fruta, aproveitando a que está mais madura. Batidos e sumos são também uma boa opção para consumir a fruta madura.

Se não quiser dar largas à sua imaginação culinária, coloque as sobras no frigorífico, na zona mais fria. Aguentarão alguns dias se estiverem bem cozinhadas e guardadas, no máximo, a 4º C. Se acha que não vai comer os alimentos nos próximos 1 a 3 dias, congele-os.

Comprou demasiados alimentos que acabou por não cozinhar? Verifique as datas:

A data-limite de consumo (“consumir até…”) indica até quando o produto pode ser consumido em segurança. Aplica-se aos alimentos muito perecíveis, cuja comercialização fora de prazo está proibida. É o caso do peixe, carne de aves, iogurte fresco ou iogurtes.

A durabilidade mínima (“consumir de preferência antes de…”) refere-se à data máxima de garantia de qualidade e aplica-se à maioria dos produtos de mercearia e congelados. A embalagem deve estar intacta e há que respeitar as instruções de conservação.

“Os olhos também comem”. Os embrulhos, laços e enfeites dos presentes são a prova deste provérbio. Para cumprir o Zero desperdício, sugerimos que não rasgue o papel de embrulho e experimente estimá-lo e guardá-lo. E usar papel de jornais ou revistas para os embrulhos? Original e divertido!

 

Como segurar o ímpeto dos mais novos ao abrir as prendas não é fácil, que tal optar por um saco de pano, reutilizável e alusivo ao saco do Pai Natal. Pode usá-lo para todos os presentes, sem necessidade de os embrulhar.

 

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

Recomendadas

Se é consumidor idoso, saiba como pode proteger-se de possíveis fraudes ou vendas agressivas

A DECO considera importante que o consumidor idoso se dote de toda a informação disponível, de forma a proteger-se e prevenir-se face a estas eventuais fraudes, das quais destacamos as armadilhas como a usurpação dos dados pessoais e o uso e “abuso” da assinatura. 

NOS avança com dados móveis ilimitados nos novos cartões móveis com pagamento em fatura

“A NOS oferece dados móveis ilimitados até ao final do ano a todos os clientes com novos cartões móveis com pagamento em fatura”, refere a operadora em comunicado.

Securitas Direct contrata 70 profissionais até ao final do ano

“O processo de recrutamento vai incidir na procura de profissionais para a área comercial da empresa em todo o país, assim como técnicos de manutenção, atendimento ao cliente, administrativos e vigilantes de segurança, que vão trabalhar diretamente na Central Recetora de Alarmes”, indica o comunicado da Securitas Direct.
Comentários