Dicas para poupança energética – Como manter os equipamentos

A manutenção adequada dos equipamentos e sistemas energéticos irá contribuir para evitar a diminuição do desempenho ou rendimento dos mesmos


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Permitir que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) poupem recursos financeiros para que estes sejam reaplicados na sua missão social é o objetivo do Programa Polo Positivo. Um projeto que pretende melhorar a eficiência energética nas IPSS. Aproveite as sugestões deste programa, aplique-as à sua empresa para reduzir a fatura de eletricidade.

Manutenção dos equipamentos e sistemas energéticos
A manutenção adequada dos equipamentos e sistemas energéticos instalados na sua empresa irá contribuir para evitar a diminuição do desempenho ou rendimento dos mesmos. Esse procedimento terá impacto na redução da quantidade de combustível ou de eletricidade consumidos para proporcionar o mesmo serviço ou utilidade e, consequentemente, na fatura energética mensal.

Alguns dos aspetos a considerar na manutenção dos equipamentos:

• Salvaguarde a existência de planos de manutenção preventiva dos principais equipamentos, nomeadamente de caldeiras, equipamentos de ar condicionado, equipamentos de lavagem, de frio e de congelação. Caso existam, verificar se necessitam de ser atualizados.

• Apure de que forma é realizada a manutenção dos equipamentos, se numa base preventiva ou se apenas corretiva. Verifique a existência e rigor dos registos de manutenção e de intervenção, assegurando que os mesmos são, juntamente com o plano de manutenção, incluídos no dossier técnico das instalações.

• Informe-se sobre quais são as empresas ou pessoas responsáveis pela realização da manutenção, se têm a formação e competências – formais ou informais – adequadas e, de que forma pode ser promovida ou negociada uma melhor relação entre o preço pago e a qualidade do serviço prestado.

• Provisione, no orçamento anual da empresa, as verbas estimadas e os recursos necessários para uma boa execução do plano de manutenção preventiva e corretiva das instalações.

Dica
Defina e monitorize a evolução temporal de alguns indicadores específicos de consumos de energia, como kWh por m2 de área ocupada ou por utilizador, m3 de gás consumido ou de água quente. Reparta os consumos elétricos por período tarifário (ponta, cheio, vazio, etc).

OJE/Polo Positivo

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.