[weglot_switcher]

Dieselgate: funcionário da Audi detido por suspeitas de fraude nos testes de emissões

A investigação em causa não incide sobre qualquer membro da administração da empresa automobilística mas a Audi recusou-se a comentar as acusações.
7 Julho 2017, 17h03

Um mês após a Audi ter anunciado que iria chamar 24 mil unidades dos modelos A7 e A8 europeus à oficina por ter descoberto irregularidades nas emissões de gases poluentes, a polémica regressa à empresa alemã. A Procuradoria de Munique autorizou as autoridades alemãs a deter, esta sexta-feira, um funcionário da Audi por suspeitas de fraude e publicidade enganosa, associadas aos incidentes com os testes de emissões do grupo Volkswagen.

De acordo com a Reuters, trata-se da primeira detenção na Alemanha relacionada com o escândalo “Dieselgate”, que assolou o grupo empresarial à qual pertence a Audi. A investigação em causa não incide sobre qualquer membro da administração da empresa automobilística mas a Audi recusou-se a comentar as acusações.

Segundo declarações de uma fonte oficial da Procuradoria de Munique à agência, que não deu informação sobre se se trata de um ex-trabalhador ou de alguém que ainda cumpre funções na Audi, o suspeito terá sido ouvido na passada terça-feira e ficado sob custódia das autoridades alemãs.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse na quinta-feira que acusou o ex-dirigente da Audi Giovanni Pamio de ligações aos funcionários da empresa que planearam o software para “enganar” os testes norte-americanos de emissões de gases em milhares de carros diesel da Audi.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.