Premium“Diferença fiscal face ao vinho é catastrófica para o sector da cerveja”

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 prevê um agravamento do imposto aplicado à cerveja, numa altura em que o sector já está fragilizado não só por causa da guerra e da inflação, mas também porque ainda está a recuperar da pandemia. Francisco Gírio deixa, assim, críticas à opção do Governo, até porque agrava a diferença face ao enquadramento fiscal do vinho.

Injustificável e desproporcionada: são estas as palavras usadas pelo secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio, para descrever a actualização de 4% do imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA) proposta pelo Governo no Orçamento do Estado para 2023.

Em entrevista, o responsável critica duramente a opção do Executivo, frisando que ela agrava a diferença “catastrófica” face ao enquadramento fiscal que é aplicado ao vinho e prejudica a competitividade dos produtores nacionais frente aos espanhóis. A médio prazo, Francisco Gírio antevê que a política de aumento de impostos levará ao encerramento de empresas do sector das cervejas, estando em risco “milhares de empregos”.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 12 de novembro, nas bancas.

Recomendadas

CEO da EDP diz que Portugal tem sido “exemplo de estabilidade” nos preços para as famílias

Em declarações aos jornalistas durante uma visita a um parque solar flutuante em Singapura, o CEO da EDP disse que a evolução dos preços em Portugal, incluindo um aumento médio de cerca de 3% do valor global da fatura de eletricidade dos clientes residenciais da EDP Comercial a partir de janeiro, “é uma coisa perfeitamente estável face ao enquadramento que existe”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

A União Europeia deverá divulgar na quarta-feira dados concretos sobre a evolução do emprego no terceiro trimestre deste ano. O indicador é importante na definição da estratégia de política monetária daqui para a frente, já que historicamente sinaliza (ou não) um cenário de recessão – uma preocupação que tem estado na agenda dos bancos centrais.

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.
Comentários