[weglot_switcher]

Diferenças salariais aumentam e mulheres já ganham menos 278 euros que os homens

Para combater o problema, o Governo vai começar a fiscalizar as empresas com mais de cem trabalhadores e a pedir justificações para os casos de diferenças salariais.
  • Reuters
20 Novembro 2017, 12h01

As mulheres recebem menos 21,9% que os homens ao fim do mês, em Portugal, uma diferença salarial que se está a agravar. Trabalhadoras do sexo feminino ganharam menos 277,94 euros mensais em outubro de 2016 que os pares masculinos, o que equivale a 79 dias de trabalho, de acordo com o Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho, publicado na sexta-feira pelo ministério do Trabalho.

“Não tem havido melhorias significativas”, disse o gabinete da Secretária de Estado para a Igualdade, ao Correio da Manhã. As diferenças salariais persistem e são, segundo a secretaria de Estado, “expressão da desvantagem estrutural de que as mulheres continuam a ser alvo no mercado de trabalho”.

Para combater o problema, o Governo está a tentar implementar a Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, que implica que empresas com mais de cem trabalhadores tenham de justificar à Autoridade para as Condições do Trabalho os casos de diferenças salariais.

“Sabemos que existem muitas funções de igual valor que são remuneradas de forma diferente. A implementação de formas eficazes de avaliação dos postos de trabalho permitirá detetar casos de discriminação”, acrescentou a secretaria de Estado para a Igualdade, ao Correio da Manhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.