[weglot_switcher]

Direção de Informação da RTP repudia palavras de João Galamba que “desrespeitam a liberdade de informação”

Secretário de Estado escreveu num comentário nas redes sociais que o “Sexta às 9” é “uma coisa asquerosa que quer ser considerada um programa de informação”. Algo que os responsáveis pela Informação da televisão pública realçam assumir “particular gravidade” por se tratar de um governante.
9 Maio 2021, 20h37

A direção de Informação da RTP reagiu aos ataques do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, que chamou “coisa asquerosa que quer ser considerada um programa de informação” ao “Sexta às 9”, programa semanal de investigação jornalística da televisão pública. Segundo uma nota da equipa liderada por António José Teixeira, as palavras que foram escritas pelo governante num comentário no Twitter “atentam contra o bom nome da RTP e da sua jornalista Sandra Felgueiras e desrespeitam a liberdade de informação”.

Na nota, em que a direção de Informação repudia as declarações expressas por João Galamba, assinala-se que estas “assumem particular gravidade” por partirem de um membro do Governo, “mas nem por isso condicionarão o trabalho dos jornalistas das RTP”.

O incidente entre João Galamba, um dos governantes mais ativos nas redes sociais, e o programa coordenado por Sandra Felgueiras ocorreu depois de um utilizador do Twitter ter partilhado nessa rede social a edição da passada sexta-feira, dedicada à polémica do Zmar. Após esse utilizador escrever que “todas as semanas abro uma garrafinha do @Joaogalamba e sento-me a ver o estrume por ele produzido”, o secretário de Estado retorquiu que “estrume” é o programa semanal da televisão pública, qualificando-o de “coisa asquerosa”.

O comentário de Galamba viria a ser posteriormente apagado, mas não antes de serem feitos printscreens que foram partilhados nas redes sociais. Já neste domingo, o presidente do CDS-PP exigiu a demissão do secretário de Estado Adjunto e da Energia, tal como do ministro da Administração Interna, pedindo ao primeiro-ministro que “dê um duplo jackpot ao país e livre-se de Eduardo Cabrita e João Galamba, pois tenho a certeza de que não se revê nestas faltas de educação e na indignidade institucional que estes membros do Governo estão a revelar”.

O líder centrista destacou a “forma ordinária” como Galamba se referiu ao “Sexta às 9”, chamando-lhe “um cowboy do teclado” que “se há uns anos avisava, por SMS, um ex-primeiro-ministro de um processo judicial, agora destila ódio constantemente nas suas redes sociais”. E concluiu que “um secretário de Estado que não percebe que sem jornalismo, mesmo que incómodo, não há democracia, é um secretário de Estado que está a mais e tem de sair imediatamente deste Governo”.

A discórdia entre João Galamba e o programa coordenado por Sandra Felgueiras já teve outros episódios, como quando o governante disse que uma reportagem sobre a concessão de exploração de lítio em Montalegre consistia na propagação de mentiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.