[weglot_switcher]

Direitos da EDP disparam 12,65% em corrida final, mas desceram 8,3% em oito sessões

No total foram 55.778 transações, num valor total de 46,94 milhões de euros com 502,13 milhões de direitos a trocarem de mãos. 
3 Agosto 2020, 17h22

A última sessão de negociação dos direitos à subscrição do aumento de capital da EDP-Energias de Portugal foi uma corrida final para os queriam ter mais ou algum acesso à oportunidade de aproveitar o desconto na operação, levando a um disparo de 12,65% no preço de cada direito para 0,0971 euros.

No cômputo geral das oito sessões de negociação na Euronext Lisbon, no entanto, a evolução do preço foi negativa, descendo 8,31% da abertura de 0,1059 euros no dia 23 de julho até ao fecho desta segunda-feira.

A teoria é que os preços dos direitos em aumentos de capital seguem as cotações das ações principais. Neste caso, a tendência foi a mesma, mas mais não linear, pois as ações da EDP recuaram no mesmo período, mas apenas 4,354%, ligeiramente acima de metade da desvalorização dos direitos.

No total foram 55.778 transações, num valor total de 46,94 milhões de euros com 502,13 milhões de direitos a trocarem de mãos.

A EDP anunciou a 15 de julho a compra da elétrica espanhola Viesgo, avaliada em 2,7 mil milhões de euros, incluindo 1,1 mil milhões de dívida. No mesmo dia, a empresa portuguesa apresentou uma operação de aumento de capital de 1,02 mil milhões de euros, através da venda de 309,14 milhões de ações, para ajudar a financiar a operação sem se endividar mais.

A cada ação da EDP, detida até ao dia 20 de julho de 2020 inclusive, corresponde um direito de subscrição ao aumento. A partir de dia 23 de julho e até às 15h00 do dia 6 de agosto de 2020, os acionistas podem exercer os direitos que detêm, através de ordens de subscrição que podem ser revogadas ou alteradas até ao dia 5 de agosto, inclusive.

A outra fase que começa também no dia 23 de julho foi a negociação desses direitos de subscrição.  Os acionistas da EDP que não quiseram subscrever novas ações, total ou parcialmente, podiam vender os direitos de subscrição na Euronext Lisbon até à final de sessão de hoje, podendo também fazê-lo fora do mercado regulamentado. Desta forma, outros investidores (não acionistas), podem participar na operação.

A EDP explicou que “todos os investidores que participem na oferta poderão efetuar um pedido de subscrição adicional para o rateio das ações eventualmente sobrantes”, adiantando que “a atribuição destas ações será efetuada na proporção das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.