Diretor artístico do Museu de Serralves apresenta demissão

O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou na sexta-feira a sua demissão porque “já não tinha condições para continuar à frente da instituição”, segundo disse o próprio ao jornal Público.

O jornal escreve este sábado que a demissão surge depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, comissariada por Ribas, e ter imposto a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.

O próprio diretor artístico tinha dito anteriormente que nesta retrospetiva não haveria “censura, obras tapadas, salas especiais ou qualquer tipo de restrição a visitantes de acordo com a faixa etária”, recorda o Público.

A exposição, com fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop e imagens de cariz sexual foi inaugurada na quinta-feira em Serralves, no Porto.

Questionado pela Lusa antes da inauguração sobre se considerava que algumas imagens da exposição poderiam vir a surpreender ou até a chocar o público, João Ribas declarou que estas foram mostradas em dezenas de museus no mundo inteiro e que Mapplethorpe é “uma das grandes figuras da fotografia” e “um artista conceituado que continua a ser influente na fotografia contemporânea”.

“Houve muitas exposições com milhares de visitantes e acho que é uma das grandes figuras da arte contemporânea, não consigo fazer essa projeção”, acrescentou, referindo que uma exposição tem sempre a função de despir o público de preconceitos.

A agência Lusa tentou contactar o diretor artístico, mas até ao momento não obteve resposta.

Fonte oficial da Fundação de Serralves escusou-se por enquanto a fazer declarações.

Recomendadas

Papa alarga lei sobre abusos sexuais aos líderes leigos de associações

Lei da Igreja de 2019 que obriga todos os sacerdotes e religiosos a denunciarem crimes de abuso sexual ao Vaticano foi atualizada, alargando-se aos líderes leigos de associações internacionais.

Governo disponibilizou meios para combater incêndio em Espanha, indica MAI

O Governo disponibilizou meios de socorro nacionais para ajudar no combate ao incêndio que decorre na região de Valência, revelou este sábado José Luís Carneiro.

Mário Nogueira em “Discurso Direto”: “Os professores quase fazem risquinhos na parede para ver quanto tempo falta”

“Discurso Direto” é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista ao secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Comentários