[weglot_switcher]

Diretor do ChatGPT quer abrir escritório na Europa

A OpenAI está interessada em ter instalações num estado-membro da União Europeia. Em causa estão as regulações do bloco que vão ser colocadas em prática e abrangem empresas que trabalham com Inteligência Artificial.
5 Junho 2023, 11h44

O diretor executivo da OpenAI, empresa que detém o ChatGPT, quer abrir um escritório no continente europeu. Sam Altman visitou, na semana passada, vários estados-membros da União Europeia (UE) e reuniu-se com os respetivos líderes, na perspetiva de escolher um local para as futuras instalações.

“Precisamos mesmo de um escritório na Europa”, disse o responsável, em declarações “Politico”. Em causa está a futura regulamentação sobre a Inteligência Artificial (IA), que será emitida por Bruxelas e vai ditar que empresas que trabalham no âmbito da IA vão necessitar de ter presença na UE para que os utilizadores possam continuar a aceder livremente aos respetivos serviços.

Ora, nos casos de empresas que tenham um só escritório em toda a UE, serão as autoridades do respetivo país que terão a responsabilidade de fazer cumprir a regulamentação em causa. É o que vai acontecer com a OpenAI, pelo que importa escolher com critério o local para erguer as instalações.

Nesse sentido, Altman visitou, na semana passada, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Polónia, onde esteve à conversa com líderes políticos de cada um (Pedro Sánchez, Emmanuel Macron, Rishi Sunak, Olaf Scholz e Mateusz Morawiecki, respetivamente).

Desde que foi lançado, em novembro do ano passado, o ChatGPT tem estado “nas bocas do mundo”, já que permite gerar conteúdo de forma quase instantânea, com recurso, é claro, à Inteligência Artificial.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.