[weglot_switcher]

Diretor do SEF e seis elementos vão ser acusados pela morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk

De recordar que Ihor Homeniuk morreu no dia 12 de março de 2020 sob custódia do SEF, nas instalações do aeroporto da Portela.
20 Julho 2021, 10h47

O Ministério Público pedi ao juiz presidente que extraia a certidão do acórdão para que três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sejam condenados pela morte do ucraniano Ihor Homeniuk, avança a “TVI”. A publicação avança que o Ministério Público pede que o então diretor do SEF, António Henriques, o inspetor coordenador João Agostinho e o inspetor-chefe João Diogo sejam acusados pelo crime de omissão de auxílio devido à falta de socorro ao cidadão que morreu sob custódia da equipa.

O canal de televisão revela, depois de ter acesso a um documento do Ministério Público, que são ainda realizadas referências a quatro seguranças do aeroporto Humberto Delgado. Os seguranças Rui Rebelo e Jorge Pimenta vão responder também por omissão de auxílio, enquanto Manuel Correia e Paulo Macedo acusam a omissão com ofensas graves à integridade física, com o Ministério Público a suspeitar que estes tenham participado nas agressões ao imigrante.

De recordar que Ihor Homeniuk morreu no dia 12 de março de 2020 sob custódia do SEF, nas instalações do aeroporto da Portela.

No processo principal, os inspetores foram condenados por ofensas agravados pelo resultado da morte do cidadão ucraniano, sendo que três inspetores foram condenado a penas de prisão entre os sete e os nove anos. Os inspetores Duarte Laja e Luís Silva foram condenados a nove anos, enquanto o inspetor Bruno Sousa foi condenado a sete anos de prisão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.