[weglot_switcher]

Diretora-geral do FMI diz que recuperação pós-Covid é “oportunidade” para “transformar economia”

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, considera que a economia mundial não pode mais voltar a ser o que era e é preciso que se torne mais amiga do ambiente, digital e justa.
1 Novembro 2020, 19h27

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, considera que a recuperação económica mundial, depois da pandemia da Covid-19, é uma “oportunidade” se avançar com uma “transformação na economia”. Kristalina Georgieva considera que a economia mundial não pode mais voltar a ser o que era e é preciso que se torne mais amiga do ambiente, digital e justa.

“A recuperação desta crise é uma oportunidade única para apoiar uma transformação na economia. Uma economia mais verde, inteligente e justa”, escreveu Kristalina Georgieva, numa publicação no Twitter.

A acompanhar a declaração da diretora-geral do FMI está um vídeo, onde aparece a explicar: “A recuperação é uma oportunidade única na vida, à medida que implantamos estímulos massivos para apoiar uma transformação na economia. Por outras palavras, não podemos recuperar o que tínhamos antes dessa crise, temos de fazer melhor. Uma economia mais verde, que é digitalmente habilitada em todo o lado e uma economia mais justa”.

Num relatório divulgado na semana passada sobre a estabilidade financeira mundial, o FMI apontava já que a crise da Covid-19 “poderia abrandar a transição para uma economia de baixo carbono”, mas que, “ao mesmo tempo”, pode “ser uma oportunidade para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e induzir mudanças estruturais nas preferências dos consumidores e dos investidores”.

O FMI dava ainda conta, nesse mesmo relatório, que a crise da covid-19 “não levou a um declínio sustentado no financiamento ‘verde’ até agora”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.