[weglot_switcher]

Dirigentes e profissionais enviam carta ao PS a criticar política na saúde

O documento, a que o Diário de Notícias teve acesso, critica uma ação que centrada apenas no tratamento e que relega a prevenção para segundo plano.
27 Junho 2017, 11h35

“Contra esta política de saúde exclusivamente centrada na doença” é o documento assinado e enviado ao Partido Socialista por médicos, enfermeiros, ex-bastonários e membros de sindicatos, que defendem que o Sistema Nacional de Saúde se foque na promoção da saúde e na prevenção da doença. A carta, a que o Diário de Notícias teve acesso, critica uma ação que consideram centrada apenas no tratamento e que relega a prevenção para segundo plano.

O documento foi enviado à secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, e pede uma reunião para discutir os resultados da saúde e propostas para mudar a atual política, de acordo com o diário. Entre os 25 signatários estão ex-presidentes de secções regionais da Ordem dos Médicos, como Jaime Mendes e Fernando Gomes; ex-bastonários da Ordem dos Farmacêuticos, como José Aranda da Silva; ou ex-bastonários da Ordem dos Enfermeiros, como Maria Augusta de Sousa.

“O SNS não se esgota no tratamento da doença. A grande falência do SNS neste momento está aí. Mantém a sua missão fundamental orientada quase exclusivamente para o tratamento da doença e as outras duas missões, particularmente nobres, a promoção da saúde e a prevenção da doença estão fortemente esquecidas. E esse é o principal alerta que queremos dar ao atual governo”, explicou o professor universitário, signatário e dirigente da Associação Renovação Comunista, Cipriano Justo, em declarações ao DN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.