[weglot_switcher]

“Discriminação inaceitável”. Associação de defesa dos beneficiários da ADSE contra OE2022

Em concreto, manifesta preocupação com as medidas que permitem que os trabalhadores com contrato individual nas entidades públicas possam contratar um seguro de saúde em detrimento da ADSE.
26 Maio 2022, 11h18

A Associação 30 de Julho, de defesa dos interesses de beneficiários da ADSE, condena as propostas do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Em concreto, manifesta preocupação com as que, relativas à ADSE, “autorizam “entidades públicas” da esfera das Administrações públicas, central, regional e local, a contratar seguros de doença para os seus trabalhadores com contratos individuais de trabalho”.

Em comunicado enviado ao Jornal Económico, a associação declara que “tais propostas, que visam defender os interesses das seguradoras privadas, em prejuízo da sustentabilidade da ADSE, privilegiam alguns grupos minoritários de altos quadros, a quem o Estado e as Autarquias asseguram o pagamento de seguros privados, enquanto aos restantes trabalhadores é imposto um desconto de 3,5% sobre os seus 12 meses de salário e ainda sobre os subsídios de Natal e de férias, para terem direito à ADSE”.

A associação de defesa dos interesses de beneficiários considera que tais medidas originam uma “discriminação inaceitável, por manifestamente injusta e potencialmente inconstitucional”, exortando os deputados a “melhor ponderação”.

A medida que permite que os trabalhadores com contrato individual nas entidades públicas possam contratar um seguro de saúde em detrimento da ADSE foi aprovada na segunda-feira, tendo sido proposta pelo Partido Socialista (PS).

O alargamento em 2021 da ADSE aos contratos individuais de trabalho no Estado resultou em 107.832 novas inscrições de trabalhadores no instituto de proteção e assistência na saúde da função pública (incluindo familiares).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.