Dívida pública baixa pela primeira vez em oito meses

A primeira descida nos últimos oito meses deveu-se a amortizações líquidas de títulos e a um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos, revelou hoje o Banco de Portugal.

O Banco de Portugal publicou hoje, no Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas da dívida pública relativas a outubro de 2016, no qual é revelado que a dívida pública se situou em 243,2 mil milhões de euros, reduzindo 1,2 mil milhões de euros relativamente ao final do mês anterior.

Esta variação, conforme consta no relatório, “reflete amortizações líquidas de títulos (1,8 mil milhões de euros) e um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,4 mil milhões de euros)”.

O Boletim mostra que, “a diminuição da dívida pública foi acompanhada por uma redução mais acentuada dos ativos em depósitos (2,6 mil milhões de euros). A dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 1,4 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 224,6 mil milhões de euros”.

O valor bruto da dívida pública poderá baixar também em novembro, já que o Governo pagou cerca de dois mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

Recomendadas

Goldman Sachs prevê que inflação medida pelo IHPC atinja 5% em outubro na zona euro

O banco norte-americano prevê ainda que o ano de 2023 verá a inflação ‘core’ em 2,9% (em comparação a 2,7%), e para 2024 deve atingir 2,2% (2,1% anteriormente), consequência de um arrefecimento mais lento das pressões da inflação ‘core’ até 2023.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Turismo do Centro teme retração de mercados internacionais em 2023

“O que temos mais certo é o imprevisível”, afirmou Pedro Machado, que falava aos jornalistas em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na terça-feira.
Comentários