[weglot_switcher]

Dívida pública sobe para 280 mil milhões em abril (com áudio)

Houve um acréscimo de 0,7 mil milhões de euros no quarto mês deste ano, de acordo com o Banco de Portugal.
1 Junho 2023, 11h07

A dívida pública aumentou para 280 mil milhões de euros em abril, depois de ter sofrido um acréscimo de 0,7 mil milhões de euros no quarto mês deste ano, de acordo com a informação transmitida esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A subida deveu-se ao crescimento das responsabilidades em depósitos – mais precisamente, 1,1 mil milhões de euros – com as emissões de certificados de aforro, que atingiram os 1,7 mil milhões de euros, segundo o supervisor da banca nacional. Por outro lado, houve amortizações líquidas de títulos de dívida de longo prazo (-0,3 mil milhões de euros) e de empréstimos (-0,1 mil milhões de euros).

“Os depósitos das administrações públicas reduziram-se 0,2 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,9 mil milhões de euros, para 256,9 mil milhões de euros”, explica a instituição liderada por Mário Centeno sobre os números da dívida pública que contam para Bruxelas.

A subida na dívida pública, na ótica de Maastricht, registada em abril foi superior à de março, que se havia sido de 0,3 mil milhões de euros, para 279,3 mil milhões de euros.

Esta forma de medir a dívida pública, um dos indicadores macroeconómicos de maior relevo, engloba “as responsabilidades em numerário e depósitos constituídos junto das administrações públicas (como os certificados de aforro ou do Tesouro), os títulos de dívida emitidos pelas administrações públicas (destacando-se, entre outros, as obrigações e os bilhetes do Tesouro) e os empréstimos obtidos por estas entidades”, segundo o BdP.

O banco central português vai publicar os dados referentes ao mês passado no dia 3 de julho de 2023.

Notícia atualizada às 11h20

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.