[weglot_switcher]

Dívida soberana portuguesa pode voltar ao mercado dos biliões de euros

A revisão em alta pela Standard & Poor’s permitiu tornar mais atrativos os títulos soberanos para os investidores e abriu um precedente para nova avaliações entre as principais agências de notação, o que pode levar à inclusão de Portugal nos grandes índices de títulos soberanos.
  • José Manuel Ribeiro/Reuters
29 Setembro 2017, 11h14

Portugal pode voltar a juntar-se aos grandes índices de títulos soberanos indexados, depois de mais de cinco anos de afastamento. A possibilidade surge depois de a agência de notação financeira Standard & Poor’s ter subido o rating do país, retirando o país do nível “lixo” e atribuindo-lhe novamente uma notação de investimento (BBB-), o que permitiu aos títulos soberanos se tornarem mais atrativos para os investidores e abriu um precedente para nova avaliações entre as principais agências de notação.

A revisão em alta do rating português pela Standard & Poor’s, a 15 de setembro, que se seguiu a uma melhoria da perspetiva das duas  principais agências (Moody’s e Fitch), foi a gota de água para o início de uma nova era na dívida portuguesa. Os juros das obrigações do Tesouro começaram a descer, com os juros (yields) nos prazos a cinco e a dez anos a caírem para mínimos desde 2015, aumentando o potencial de investimento no país.

Atualmente, a dívida soberana portuguesa está incluída no iBOXX EUR Sovereigns High Yield, que tem um valor de mercado de cerca de 155 mil milhões de euros. Para ser incluído num grupo mais amplo de investidores, como o iBoxX EUR Eurozone, que tem um valor de mercado de cerca de 5,9 biliões de euros, bastaria a Portugal uma nova atualização da Moody’s ou da Fitch.

Portugal está classificado como Ba1 pela Moody’s e BB+ pela Fitch. Ambas têm uma perspetiva positiva sobre Portugal, tornando possível uma atualização do rating em breve. O secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, acredita que ambas as agências irão se pronunciar sobre uma possível subida de patamar nos próximos meses.

A Fitch tem programada uma revisão das avaliações sobre Portugal para dia 15 de dezembro e pode vir a ser a próxima agência a subir o nível que permite determinar a solidez de investimento no país. A Moody’s reviu a avaliação sobre Portugal no início de setembro e até agora ainda não tem data marcada para a próxima avaliação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.