[weglot_switcher]

Do comércio à educação: conheça os 17 acordos de cooperação assinados entre Portugal e China

No âmbito da vista do presidente chinês, Xi Jinping, a Lisboa, Portugal e a China assinaram, esta quarta-feira, 17 acordos de cooperação, entre os quais dez memorandos de entendimento entre os dois países.
  • Cristina Bernardo
5 Dezembro 2018, 16h05

Os governos português e chinês assinaram hoje 17 acordos bilaterais, envolvendo sobretudo às áreas financeira e empresarial, com destaque para o memorando de entendimento sobre a iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas “Uma Faixa, Uma Rota”.

Estes acordos foram assinados no Palácio de Queluz, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pelo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, que hoje termina a sua visita de Estado a Portugal, iniciada na terça-feira à tarde.

O memorando de entendimento sobre cooperação no quadro da iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota” insere-se na vertente económica relativa à chamada “Rota da Seda Marítima do século XXI” e foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (com estatuto ministerial), He Lifeng.

No texto deste compromisso, estão estabelecidas as modalidades de cooperação bilateral no âmbito da iniciativa chinesa ‘Uma Faixa, Uma Rota’, abrangendo uma ampla gama de setores, com destaque para a conectividade e para a mobilidade elétrica.

Conheça os acordos estabelecidos:

  1. Memorando de entendimento para cooperação no quadro da nova rota da seda marítima – “Uma Faixa, uma Rota”;
  2. Memorando de entendimento de cooperação em matéria de comércio e serviços (como transportes, turismo e tecnologia);
  3. Memorando de entendimento para a partilha de programação de festivais culturais;
  4. Memorando de entendimento para a implementação da parceria em matéria de Ciência e Tecnologia;
  5. Memorando de entendimento para a implementação do STARLAB, um programa que visa o estabelecimento, em Portugal, de um Laboratório de Pesquisa de Tecnologia Avançada nos domínios do Mar e do Espaço;
  6. Memorando de entendimento para a cooperação no domínio da água;
  7. Memorando de entendimento entre a COFCO International e a AICEP para a criação de um serviço global da COFCO em Matosinhos, com a criação de 150 postos de trabalho;
  8. Memorando de entendimento entre a EDP e a China Three Gorges para a cooperação ao nível da responsabilidade social das empresas, designadamente no domínio da cultura, desenvolvimento sustentável, inovação e R&D;
  9. Memorando de entendimento entre a State Grid e a REN, para reforço da cooperação entre ambos;
  10. Memorando entre a MEO e a Huawei, sobre o desenvolvimento da tecnologia 5G;
  11. Protocolo relativo aos requisitos fitossanitários para a exportação de uva de mesa portuguesa para a China;
  12. Carta de intenções sobre cooperação entre as câmaras municipais de Tianjin e Setúbal;
  13. Acordo entre o BCP e a Union Pay, para a emissão de cartões de crédito da empresa chinesa de serviços financeiros que lidera os pagamentos eletrónicos na China;
  14. Acordo entre o Grupo Media da China e a RTP para a produção conjunta de documentários;
  15. Acordo para o estabelecimento do Instituto Confúcio na Universidade do Porto;
  16. Acordo para a criação de um centro de estudos chineses na Universidade de Coimbra;
  17. Protocolo para a implementação do memorando de entendimento entre a CGD e o Bank of China para a emissão de Panda Bonds, referente à emissão da dívida pública em Renminbi (a moeda chinesa).
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.