PremiumDo pessimismo à esperança

Entrevistar alguém que pensa e estuda sistemas na área de ‘business innovation’ pode soar a algo demasiado conceptual ou abstrato. Nada disso. A pessoa em questão, Tima Bansal, é professora há cerca de três décadas. Acredita que a Educação pode fazer a diferença e afirma que nos últimos cinco anos começou a desenhar-se uma mudança de mentalidade nas ‘business schools’. E não só.

Tima Bansal é professora há 30 anos. É também defensora convicta de que a vida humana só é possível se abraçarmos a causa da sustentabilidade. Uma convicção que os alunos internacionais da escola onde ensina, a reputada Ivey Business School, no Canadá, têm subscrito e incentivam. E se a sustentabilidade é core nas matérias que ensina, também o é nos sistemas de business innovation que tem vindo a desenvolver nas organizações que criou ao longo dos anos. Foi a forma que encontrou de passar à prática os valores em que acredita, pois inverter o código genético das empresas, a busca do lucro sem contemplar o futuro do planeta, não é fácil. São precisas ferramentas e trabalho colaborativo.

A Network for Business Sustainability nasceu em 2003. Seguiu-se o Centre for Building Sustainable Value, em 2005. Mais tarde, em 2019, fundou a organização Innovation North, onde líderes empresariais e investigadores procuram desenhar, em conjunto, sistemas e modelos de negócio inovadores e amigos do planeta.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Premium1828, a revolução das carnes

Provavelmente, estas são as melhores carnes do mundo e podem ser degustadas no Steak house 1828, um dos 12 espaços de restauração que constituem a oferta gastronómica diversificada do WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

PremiumMudar o sector alimentar para atingir metas de carbono zero

Mesmo que todas as emissões nocivas fossem imediatamente interrompidas, as emissões do sistema alimentar global seriam suficientes para elevar o limite de subida da temperatura global em 1,5°C graus.

PremiumGiorgia Meloni tem dois amores que em nada são iguais

Matteo Salvini com certeza estará convencido que os Irmãos de Itália lhe roubaram a vitória que lhe estava prometida desde há quatro anos e esse pode ser o pior pesadelo de Meloni.
Comentários