[weglot_switcher]

Documentos para a repetição de votação na Europa já começaram a ser enviados para os eleitores

Os eleitores têm de enviar voto o mais breve possível, uma vez que apenas vão ser contados os votos que cheguem a Portugal até dia 23 de março. 
22 Fevereiro 2022, 11h14

O Ministério da Administração Interna anunciou, esta terça-feira, que a documentação para a repetição da votação no círculo da Europa já começou a ser enviada.

Em comunicado o Ministério sublinha que “a documentação eleitoral já começou a ser enviada para os eleitores recenseados pelo círculo da Europa e que votam por via postal para repetirem a votação na eleição da Assembleia da República”.

“A referida documentação inclui um folheto com instruções sobre o processo de votação, o boletim de voto, um envelope verde e um envelope de retorno branco com indicação de porte pago”, descreve o Governo.

No comunicado o Ministério avisa que “só serão considerados válidos os votos que sejam acompanhados por cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, colocada fora do envelope verde, que contém apenas o boletim de voto, e dentro do envelope branco de retorno”.  De recordar que nas últimas eleições 80% dos votos foram anulado por não se fazerem acompanhar do cartão de cidadão.

Os eleitores têm de enviar voto o mais breve possível, uma vez que apenas vão ser contados os votos que cheguem a Portugal até dia 23 de março.

A repetição dos votos sucede a decisão do Tribunal Constitucional, a 15 de fevereiro, de repetir as eleições no círculo da Europa depois de 157 mil votos terem sido anulados na sequência de um protesto do PSD sobre os votos que não tinham o cartão de cidadão a acompanhar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.