[weglot_switcher]

“Doenças tropicais” estão a tornar-se mais frequentes nos EUA devido às alterações climáticas

Entre as causas apontadas pelas autoridades de saúde para este problema estão as alterações climáticas, o aumento das viagens para países que onde este tipo de doenças são comuns e a falta de vacinas.
2 Maio 2018, 10h09

Várias doenças transmitidas por mosquitos e típicas dos países tropicais estão a tornar-se cada vez mais frequentes no continente norte-americano. Entre as causas apontadas pelas autoridades de saúde para este problema estão as alterações climáticas, o aumento das viagens para países que onde este tipo de  doenças são comuns e a falta de vacinas.

Um relatório divulgado esta terça-feira pelas autoridades federais de saúde dos Estados Unidos mostra que o número de pessoas infetadas com doenças transmitidas por picadas de mosquitos e outros insetos mais do que triplicou nos últimos anos no país. Desde 2004, foram detetadas pelo menos nove doenças infecciosas que até então não eram frequentes nos Estados Unidos.

Entre as doenças que estão a aparecer no país estão o vírus Heartland, que incluem sintomas como febre, dores de cabeça, fadiga, dores musculares e diarreia. Por enquanto, não há vacinas para prevenir ou medicamentos para tratar infeções com o vírus Heartland. A doença de Lyme está também a tornar-se mais comum no país. Os sintomas incluem febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e dor de cabeça. 

Em territórios insulares, como Porto Rico, as maiores ameaças são os mosquitos portadores de vírus, como Dengue e Zika. Os médicos indicam que alguns fatores para a disseminação das doenças são incontroláveis, mas a vacinação e o uso de repelente são uma boa forma de prevenir estas doenças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.