[weglot_switcher]

Dois burlões detidos por levantarem certificados de aforro de falecido

Polícia Judiciária deteve dois burlões por burla qualificada e branqueamento de capitais. Esquema de levantamento de certificados de aforro de aforro, com procuração forjada de indivíduo falecido, envolveu perto de um milhão de euros.
20 Setembro 2016, 14h01

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem e uma mulher que forjaram uma procuração, em nome de um indivíduo falecido e, na posse da mesma, obtiveram, junto da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), segundas vias dos certificados de aforro em nome daquele. Junto dos CTT, os burlões procederam ao resgate de perto de um milhão de euros.

Segundo a PJ, os indivíduos foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram “fortemente indiciados pela prática dos crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais”.

Os arguidos forjaram uma procuração, em nome de um indivíduo falecido e, na posse da mesma, obtiveram, junto da IGCP, segundas vias dos certificados de aforro em nome daquele. Depois, procederam, junto dos CTT, ao resgate dos certificados de aforro, no valor global de perto de um milhão de euros (981.292 euros).

“Visando esconder a origem do montante em causa, os arguidos adquiriram um imóvel, em nome do filho menor, e efectuaram inúmeras transferências bancárias e aplicações em instrumentos financeiros, em nome de outros familiares”, avança a PJ.

Os arguidos ficaram sujeitos às medidas de coacção de obrigação de apresentação periódica às autoridades policiais e proibição de se ausentarem do país, por se verificarem os perigos de fuga e de continuação da actividade criminosa.

A investigação prossegue sob a direcção do Ministério Público na 8ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa com a coadjuvação da Polícia Judiciária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.