[weglot_switcher]

Dois terços dos americanos não confiam no que Trump diz sobre a pandemia

Uma sondagem da ABC revela que os norte-americanos estão pouco confiantes nas palavras de Trump, depois de este ter menosprezado o vírus nas suas declarações públicas, apesar de, como reconheceu num entrevista de fevereiro, ter noção que era mortal.
14 Setembro 2020, 14h28

Cerca de 68% dos americanos não confia nas declarações do presidente Trump sobre a Covid-19 e dois terços considera que a sua resposta à pandemia pecou por tardia, revela uma sondagem da ABC News com a Ipsos revelada esta segunda-feira.

O inquérito, que foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro, surgiu depois da revelação de uma entrevista em fevereiro na qual Trump reconheceu o caráter mortal do vírus, o que contrasta com os repetidos menosprezos que fez da doença em público.

A sondagem mostra uma taxa de aprovação de apenas 33% relativamente à gestão da pandemia por parte da administração Trump, apesar do apoio que este continua a reunir junto das hostes republicanas, onde goza de 80% de aprovação relativamente à questão pandémica.

O eleitorado republicano também vê no atual presidente o maior defensor das forças armadas norte-americanos, apesar dos comentários que vieram recentemente a público em que apelidou veteranos de guerra de “falhados” e “otários”: 81% dos republicanos inquiridos diz preferir Trump a Biden no tratamento dado aos militares.

Uma outra sondagem realizada entre 7 e 10 de setembro pela Fox News coloca Trump atrás de Biden na votação geral por cinco pontos. A eleição presidencial norte-americana realiza-se a 3 de novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.