[weglot_switcher]

Dois terços dos europeus aprova adesão da Ucrânia à UE (com áudio)

“Com o regresso da guerra ao nosso continente, os europeus sentem-se tranquilos em fazer parte da União Europeia”, disse a presidente do parlamento, Roberta Metsola sobre os resultados de uma sondagem da UE.
22 Junho 2022, 11h02

Quase dois terços dos europeus consideram a adesão à União Europeia uma “coisa boa”, segundo uma sondagem do parlamento europeu publicada na quarta-feira e citada pela “Reuters”. O resultado é o maior resultado dos últimos 15 anos.

A maioria dos países apresentou uma postura significativamente mais positiva em relação à adesão à UE em comparação com uma sondagem realizada no final do ano passado, disse o Parlamento Europeu.

“Com o regresso da guerra ao nosso continente, os europeus sentem-se tranquilos em fazer parte da União Europeia”, disse a presidente do parlamento, Roberta Metsola.

Além da confiança na adesão à UE a sondagem mostrou que apenas um em cada 10 entrevistados viu a Rússia positivamente em comparação com um em cada três em 2018.

Quase 60% consideraram a defesa dos “valores europeus comuns” uma prioridade, mesmo que afetasse os preços e os custos de vida, que aumentaram ainda mais desde a invasão russa da Ucrânia.

A sondagem do Parlamento Europeu contou com entrevistas a cerca de 27.000 pessoas nos 27 Estados-membros do bloco entre abril e maio.

Paralelamente outra sondagem apoiada pela UE publicada na semana passada mostrou 80% de apoio às sanções económicas à Rússia e uma política comum de segurança e defesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.