Dona da ‘Vila do Conde The Style Outlets’ está à venda

O gigante espanhol do imobiliário vendeu há pouco alguns ativos aos norte-americanos da Blackstone, mas o grupo fundador colocou o Credit Suisse à procura de novos compradores.

REUTERS / Peter Nicholls

Um dos ramos da família Losantos, um dos mais poderosos nomes do sector imobiliário em Espanha, colocou à venda a sua posição maioritária na Neinver – a mega empresa europeia de desenvolvimento e gestão de investimentos e de fundos imobiliários. Com forte implantação no mercado imobiliário de retalho, a Neinver gere 19 centros outlet num total de 319 mil metros quadrados de área bruta locável, sob as marcas The Style Outlets e Factory, com presença em França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Portugal.

A notícia é avançada pelo diário espanhol ‘Cinco Dias’, que refere que a família Losantos pede mais de 500 milhões de euros pela transação da sua posição e que encarregou o banco Credit Suisse de procurar compradores.

Segundo adianta a notícia do diário económico espanhol, “a empresa possui uma joint venture para compartilhar a propriedade desses ativos com a TH Real Estate, o ramo imobiliário da TIAA, o fundo de pensão dos professores dos Estados Unidos”.

Recorde-se que ainda este mês, 55 ativos de instalações logísticas e industriais em Espanha, num total de 162 mil metros quadrados, haviam sido vendidos pela Neinver à norte-americana Blackstone, por 300 milhões de euros, naquela que foi qualificada como a maior transação realizada em 2018 neste subsector do mercado imobiliário.

No mercado espanhol, a empresa presidida por José María Losantos del Campo administra 600 mil metros quadrados de espaços comerciais. O portefólio da Neinver agrega quase duas mil lojas e quinze pontos de venda sob as marcas The Style Outlets e Factory. Entre os estabelecimentos do setor imobiliário destacam-se três em Madrid (em Las Rozas, São Sebastião de los Reyes e Getafe); um em Barcelona, especificamente em Viladecans, e outro em A Coruña, além dos parques comerciais das marcas Alegra e Nassica, localizados na capital espanhola.

Criada em 2002, a Neinver Portugal teve por fim promover o parque de retail Nassica, em Vila do Conde, nos arredores do Porto. O Factory Vila do Conde rapidamente assumiu a qualidade de outlet de referência no norte de Portugal, tendo sido premiado pelo ICSC como o Melhor Centro Outlet da Europa em 2006.

O sucesso do projeto imobiliário, refere o jornal Diário Imobiliário, assim como a sua posterior expansão e conversão no Vila do Conde The Style Outlets em 2009, contribuíram para a afirmação da marca no país. Com a abertura do Bricor em 2011, a Neinver diversificou a gama de lojas do parque Nassica, transformando-o num dos complexos de retail mais atrativos do mercado.

 

Recomendadas

Empresas reafirmam investimento contra riscos cibernéticos

A cibersegurança é uma prioridade para as empresas. O reforço do investimento na proteção de contra ataques mantém-se apesar da conjuntura atual marcada pela subida dos custos. 

Equinix cria fundo solidário de 50 milhões para promover a inclusão digital

A empresa de tecnologia norte-americana criou uma nova estrutura de apoio educativo. O conselho de administração da fundação irá, todos os anos, determinar o montante de doações da fundação, de modo a cobrir a concessão de contribuições ou a correspondência com as ofertas dos colaboradores.

Tecnológica portuguesa Innowave compra Cycloid

Desde 2018 que o grupo tem uma forte estratégia de M&A. “Esta aquisição é mais um passo na nossa estratégia de crescimento, materializada também na criação de centros de competência em Portugal, como é o caso de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Beja”, afirmou o CEO da Innowave, Tiago Gonçalves.
Comentários