A Hasbro, dona de jogos como Monopólio ou Trivial Pursuit, vai despedir um total de mil trabalhadores, que representam 15% do total da força de trabalho, revela a “CNBC”. O plano de redução de custos chega depois de um quarto trimestre frustrante, sendo esta a melhor altura de vendas.
A empresa verificou uma quebra na faturação na ordem dos 17% para 1,68 mil milhões de dólares (1,54 mil milhões de euros). A Hasbro reconhece que 2022 foi um ano “complicado” para a empresa. A empresa de jogos admitiu ficar aquém das estimativas de lucro, ficando 1,29 e 1,31 dólares por ação, que comparam com os 1,49 dólares previstos pelos analistas.
No final da sessão de sexta-feira, a Hasbro perdeu 6% no mercado de ações.
“Apesar do forte crescimento da Wizards of the Coast e Digital Gaming, a Hasbro Pulse e o negócio de licenciamento, os nossos produtos de consumo apresentaram um desempenho inferior no quarto trimestre no contexto de ambiente desafiante”, apontou Chris Cocks, CEO da Hasbro, em comunicado.
O CEO atribuiu os maus resultados às vendas baixas na época natalícia e ao aumento da inflação, tendo levado muitos consumidores mundiais a optar por oferecer prendas mais em conta.
Estes despedimentos acontecem quando a empresa tem de reduzir os custos anuais entre 250 e 300 milhões de dólares (230 e 276 milhões de euros) até 2025, de forma a recuperar a rentabilidade da marca.
Para o total do ano, a empresa prevê uma receita de 5,86 mil milhões de dólares (5,39 mil milhões de euros), um recuo de 9% face ao ano anterior.