[weglot_switcher]

Dona do Montepio com lucros de sete milhões em 2016

A Associação Mutualista Montepio Geral passou de prejuízos a lucros no ano passado.
14 Março 2017, 13h39

A associação mutualista Montepio Geral (AMMG) obteve um lucro de 7,36 milhões de euros no ano passado, o que compara com perdas de 393,12 milhões de euros em 2015, segundo as contas individuais da entidade, hoje divulgadas.

O ativo líquido caiu 3,2% no ano passado, face a 2015, para 3.742 milhões de euros.

Em comunicado, a AMMG aponta que o exercício foi marcado pelo aumento da participação na Caixa Económica Montepio Geral, refletindo “as crescentes exigências regulamentares e de contexto a que está sujeita esta participada, que levaram à necessidade de reforçar a sua solidez, através da subscrição de um aumento de capital de 270 milhões de euros”.

“De referir que a Imparidade referente a esta participação não registou alterações face a 2015”, acrescenta.

Buraco de 107 milhões de euros em 2015

A Associação Mutualista Montepio Geral, dona da Caixa Económica [o banco], encerrou as contas de 2015 com capitais próprios negativos acima de 107 milhões de euros, avança o jornal Público.

O valor é indicado pela auditora KPMG num documento anexo à certificação das contas que são hoje discutidas pelos membros do conselho geral do grupo. A KPMG alertou para o facto de o grupo apresentar “um capital próprio negativo atribuível aos associados no montante de 107.529 milhares de euros” e um resultado negativo imputado aos mutualistas de 251.445 milhões.

De acordo com o Público, a auditora alerta também para o facto de a Associação estar perante um quadro de falência técnica e de necessitar de injeção de fundos. A notícia surge dias depois do Expresso ter avançado que o Banco de Portugal indicava, num relatório que o banco apresentava “um perfil de risco de nível elevado”. No entanto, José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica, escreveu uma carta as colaboradores, a que o Jornal Económico teve acesso, a esclarecer que essa “situação reportada não reflete o quadro atual”.

O Conselho de Administração da Associação convocou uma conferência de imprensa para hoje, às 14h30, para prestar esclarecimentos sobre as recentes notícias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.