Trump escolhe CEO da Exxon para secretário de Estado

O presidente eleito dos EUA planeia anunciar ainda esta terça-feira o nome do atual presidente da multinacional para o cargo de secretário de Estado.

Kevin Lamarque/REUTERS

O presidente eleito dos EUA vai nomear o presidente da Exxon Mobil, Rex Tillerson, secretário de Estado do país. No interior do Senado, tanto republicanos como democratas têm dúvidas quanto à escolha. Em causa estão as relações de Tillerson om o presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, Rex Tillerson aceitou o convite de Donald Trump. A confirmar-se esta notícia, o empresário vai ser o primeiro CEO do setor petrolífero a liderar o Departamento de Estado, escreve a “Bloomberg“.

Na última entrevista que deu à Fox News, Donald Trump não avançou com o nome de Tillerson, mas considerou o empresário “mais do que um homem de negócios, um jogador à escala global”.

“Para mim, a grande vantagem é que ele conhece muitos desses jogadores”, afirmou o próximo presidente dos EUA, que vai tomar posse já no próximo mês. “Ele conhece-os bem. Faz negócios sólidos na Rússia”, acrescentou, sublinhando que esses negócios “não para si mesmo, mas para a empresa”.

FILE PHOTO - Russian Prime Minister Vladimir Putin (R) and Exxon CEO Rex Tillerson look on at a signing ceremony in the Black Sea resort of Sochi August 30, 2011. REUTERS/Alexsey Druginyn/RIA Novosti/Pool/File Photo FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES
O presidente russo, Vladimir Putin, e o CEO da Exxon, Rex Tillerson, numa cerimónia em agosto de 2011. REUTERS

Contudo, a proximidade à Rússia é mal vista por parte de vários republicanos, como por exemplo os senadores John McCain, do Arizona, e Marco Rubio, da Flórida. No Twitter, Marco Rubio expressou publicamente a sua opinião quanto à ligação do novo secretário de Estado a Putin:

Enquanto CEO da Exxon, Rex Tillerson fez, pelo menos, 20 visitas à Casa Branca durante os dois mandatos de Barack Obama.

 

Recomendadas

Presidente do governo catalão vai continuar a governar apesar de fim de coligação

“Não abandono os cidadãos em momentos tão complicados como o atual”, disse Pere Aragonès, que se referia à crise gerada pela guerra na Ucrânia e pelo aumento de preços.

Comissão eleitoral da Bósnia-Herzegovina investiga alegadas irregularidades eleitorais

Dodik, o mais poderoso líder sérvio bósnio desde 2006, negou as alegações.
Comentários