[weglot_switcher]

Donald Trump felicita democrata Doug Jones pela vitória eleitoral no Alabama

Esta é a primeira vez desde 1992 que um democrata consegue ser eleito senador naquele estado do sul dos EUA.
  • Jonathan Ernst/REUTERS
13 Dezembro 2017, 07h54

O Presidente norte-americano, Donald Trump, felicitou esta noite o candidato democrata Doug Jones pela vitória no Alabama para o Senado, numas eleições em que apoiou o republicano Roy Moore.

“Parabéns ao Doug Jones por esta vitória duramente disputada”, escreveu Trump num comentário na rede social Twitter.

“Os votos por correio foram um fator muito importante, mas uma vitória é uma vitória. As pessoas do Alabama são espetaculares, e os republicanos vão ter outra oportunidade para este assento dentro de muito pouco tempo. Nunca acaba”,acrescentou.

O candidato democrata ao Senado dos Estados Unidos pelo Alabama, Doug Jones, causou surpresa na terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa) ao vencer no estado conservador o republicano Roy Moore, acusado de abuso sexual por oito mulheres, durante a campanha eleitoral.

Com a vitória de Jones, os republicanos veem reduzida a estreita maioria na câmara alta norte-americana, que agora passa a ser de 51 em 100 lugares.

O triunfo de Jones no estado conservador do Alabama representa também um forte revés para o Presidente norte-americano, Donald Trump, que decidiu apoiar Moore apesar das acusações de abuso sexual contra o candidato republicano.

Esta é a primeira vez desde 1992 que um democrata consegue ser eleito senador naquele estado do sul dos EUA.

É o segundo mau resultado eleitoral para o Presidente em um mês: em novembro os democratas venceram várias eleições para governadores e outros cargos locais.

À exceção de Donald Trump, a maior parte dos eleitos republicanos tinha cortado o apoio a Roy Moore depois da publicação de testemunhos de mulheres.

Se Roy Moore tivesse sido eleito, os democratas iriam provavelmente usar a sua presença no Senado como arma eleitoral em 2018, ano em que as eleições legislativas devem renovar a totalidade da Câmara dos Representantes e um terço do Senado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.