[weglot_switcher]

Donald Trump “mostrou a face real da América”, diz líder supremo do Irão

O ayatollah Ali Khamenei indica que a tomada de posse de Donald Trump veio revelar “os males” do Ocidente como “a corrupção política, económica, moral e social no sistema de poder”.
  • Morteza Nikoubazl / Reuters
7 Fevereiro 2017, 13h31

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, afirmou esta terça-feira estar “grato” com o presidente norte-americano, Donald Trump, tendo em conta que este revelou a “face real da América” onde “há corrupção política, económica, moral e social no sistema de poder”.

“Nós estamos agradecidos a este cavalheiro [Donald Trump]. Ele mostrou a face real da América. É o que dizemos há mais de trinta anos: que há corrupção política, económica, moral e social no sistema de poder dos Estados Unidos”, disse Ali Khamenei num discurso dirigido a oficiais das Forças Armadas, em Teerão. “Este cavalheiro chegou e tornou tudo isto evidente, antes e depois das eleições”.

Ali Khamenei lembra ainda que o decreto anti-imigração de Donald Trump, que impede a entrada de cidadãos com visto iraniano nos Estados Unidos, veio revelar “os males” que proliferam no Ocidente e invoca que o caso de uma criança iraniana de cinco anos que esteve algemada num aeroporto norte-americano, depois da aplicação da medida. “Pelas suas ações – algemar uma criança  de cinco anos – mostra o verdadeiro sentido dos direitos humanos americanos”, indica.

O líder supremo iraniano endereçou também críticas ao anterior presidente Barck Obama que acusa de que imposto “sanções paralisantes” ao país. “Devemos agradecer-lhe pelo Estado Islâmico, pelas guerras no Iraque e Síria, ou pelo apoio aos tumultos de 2009?”, questiona.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.