Donos do Paris Saint-Germain compram 21,7% do Sporting de Braga à Olivedesportos (com áudio)

Proprietários do clube parisiense adquiriram 21,67% da SAD do SC Braga. O clube anunciou à CMVM que a Qatar Sports Investments adquiriu a percentagem que pertencia à Olivedesportos.

O Qatar Sports Investments (QSI) anunciou a assinatura de um acordo de compra de ações com a Olivedesportos SGPS referente à aquisição de 21,67% do capital social do Sporting Clube de Braga – Futebol SAD (SC Braga).

O anúncio foi feito Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao mercado. “A aquisição de 260.000 ações escriturais e nominativas de categoria B, da Sporting Clube de Braga – Futebol SAD, correspondem à constituição de uma participação qualificada de 21,67% do respetivo capital social e direitos de voto”, lê-se no comunicado.

A Qatar Sports Investments informou também que os “direitos de voto acima referidos são também imputáveis ao Estado do Qatar, enquanto entidade com poder controle da Qatar Sports Investments, nos termos do n.º 1, alínea b), do artigo 20.º do CVM”.

A conclusão da aquisição das ações do SC Braga pela QSI (grupo com investimentos em várias marcas e negócios desportivos líderes a nível mundial) ocorrerá nos próximos meses, sujeita a determinadas condições.

A Qatar Sports Investments é um dos principais grupos do desporto mundial, mais famoso por ser proprietário do Paris Saint-Germain, mas também sendo conhecido pela criação do Premier Padel, circuito de Padel profissional líder a nível mundial, e pelos seus investimentos em outros ativos desportivos.

A divulgação da celebração do contrato de compra e venda de ações à CMVM detalha as condições exigidas pelo investidor. A Qatar Sports Investments informou que “a transmissão das ações objeto do Contrato de Compra e Venda encontra-se sujeita a um termo de 60 dias, bem como à verificação de um conjunto de condições na data da efetiva transmissão das ações, sem prejuízo da atribuição imediata (imputação) à Qatar Sports Investments dos direitos de voto inerentes às ações, nos termos dos artigos 20.º, n.º 1, alínea h) e 20.º, n.º 4, do CVM”.

Fundado em 1921, o Sporting Clube de Braga, liderado por António Salvador, é um dos principais clubes de futebol em Portugal, “com as suas equipas masculinas e femininas a competirem no escalão superior do futebol português”.

“A equipa masculina compete na Primeira Liga desde 1975, terminando regularmente no top 4 e encontrando-se atualmente em 3º lugar, enquanto a academia do clube também se tornou numa das principais referências em Portugal”, explica o clube minhoto.

A QSI é liderada por Nasser Al-Khelaïfi, que neste momento é também o líder da Associação Europeia de Clubes.

Durante o período de propriedade da QSI do Paris Saint-Germain, “o clube parisiense evoluiu de um clube de futebol francês local, avaliado em 70 milhões, para um clube multidesportivo global multibilionário, apresentando as melhores equipas profissionais nas categorias masculina, feminina e juvenil de futebol, andebol, judo e e-sports, ao mesmo tempo apresentando-se como uma marca de ‘lifestyle’ líder e uma das empresas mais reconhecidas e seguidas digitalmente no desporto e entretenimento mundial.

Segundo Nasser Al-Khelaïfi, presidente da QSI, “a Qatar Sports Investments tem orgulho de investir em empresas e marcas desportivas líderes mundiais, permitindo que estas alcancem todo o seu potencial. Portugal é um país ancorado no futebol – com alguns dos adeptos mais apaixonados e uma das melhores formações de talentos do mundo”.

O SC Braga “é uma instituição portuguesa exemplar – com uma história orgulhosa, uma  enorme ambição e uma reputação de excelência, dentro e fora de campo. Como investidor e parceiro, esperamos que o Clube inove, cresça e se desenvolva ainda mais – nas equipas masculinas e femininas, bem como em todas as comunidades onde está inserido e negócios que apoia –, à medida que o SC Braga continue a trilhar um caminho ambicioso”, conclui.

Já António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga, diz que “é com muita satisfação que o SC Braga acolhe a Qatar Sports Investments como investidora do nosso Clube. Acreditamos que esta é a parceria certa para acelerarmos o nosso crescimento e expansão e para ajudar a realizar o nosso incrível potencial como Clube”.

“A extraordinária capacidade da Qatar Sports Investments – com a sua experiência global, ousadia e um histórico de resultados surpreendentes em diversos desportos e negócios – aporta um enorme valor e contribuirá para alcançarmos os nossos planos ambiciosos. É um grande dia para o nosso Clube, os nossos adeptos e a nossa Cidade, pois esperamos muitos sucessos futuros para o SC Braga”, conclui o empresário português.

Recomendadas

Rebranding: compensa tocar no que há de mais sagrado nos clubes? Veja o “Jogo Económico”

Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM, é o convidado desta edição em que vamos ainda debater a chamada ao Parlamento do presidente da Federação Portuguesa de Futebol e a dura sanção aplicada a uma “velha senhora” do futebol europeu.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Dois adeptos afastados da final da Taça da Liga por causa de artefactos pirotécnicos

A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) divulgou hoje que aplicou a “medida cautelar de interdição de acesso a recintos desportivos” a esses dois adeptos, ficando assim ambos impedidos de marcar presença no estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Comentários