Doutor Finanças cria simulador de apoio às alterações nos rendimentos líquidos em 2023

O Doutor Finanças criou um simulador para ajudar os trabalhadores a calcularem as alterações nos seus rendimentos.

Doutor Finanças

O ano de 2023 traz mudanças nos rendimentos líquidos dos trabalhadores por conta de outrem, pensionistas, desempregados e trabalhadores independentes. O Doutor Finanças criou um simulador online para ajudar a perceber o que mudou, calculando o rendimento líquido consoante os diferentes perfis dos trabalhadores.

Com o aumento do salário mínimo, do subsídio de alimentação e a subida do indexante dos apoios sociais (IAS) vai haver um impacto nas finanças pessoais, criando assim uma modificação dos rendimentos das famílias.

Para os trabalhadores por conta de outrem vai haver alterações nos rendimentos, mas a alteração varia consoante certos critérios como a número de dependentes, o salário bruto, entre outros. Os pensionistas vão ter um aumento entre 3.89% e 4.83%, dependendo dos rendimentos atuais.

Já para os desempregados que recebem subsídio vão ter um aumento conforme a  subida do IAS. Para os trabalhadores independentes o aumento é de acordo com o valor médio que ganham num trimestre.

Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, afirma que “ao nível do IRS, as novas tabelas de retenção na fonte de 2023 deverão aumentar o rendimento líquido dos trabalhadores por conta de outrem e dos pensionistas. No que se refere aos trabalhadores independentes e aos que se encontram a receber o subsídio de desemprego, a subida do IAS para 480,43 euros terá impacto nos rendimentos em 2023”.

Relacionadas

Doutor Finanças dá seis dicas para equilibrar as contas das famílias durante o verão

O portal Doutor Finanças, especializado em finanças pessoais e familiares, divulgou seis dicas sobre como equilibrar as contas durante este verão, fazendo face à atual conjuntura económica, numa altura em que muitas famílias fazem férias e estão mais permissivas no que diz respeito a gastos. “É um mês mais descontraído e é normal a nossa […]
Recomendadas

Mercado automóvel com crescimento homólogo de 43%

Em janeiro foram matriculadas 17.455 viaturas em Portugal. No caso dos ligeiros de passageiros, o aumento homólogo é de 48,4%, ao passo que se regista uma queda de 7,3% face a 2019.

Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional decreto sobre associações públicas profissionais

Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado “considera que o decreto da Assembleia da República suscita dúvidas relativamente ao respeito de princípios como os da igualdade e da proporcionalidade, da garantia de exercício de certos direitos, da autorregulação e democraticidade das associações profissionais, todos previstos na Constituição da República Portuguesa”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários