Dow, S&P 500 e Nasdaq na ‘linha de água’ em dia de resultados importantes

Os três principais índices da bolsa nova-iorquina arrancaram a sessão tímidos esta quarta-feira, que ainda reserva resultados de algumas das cotadas. A ajudar: o presidente da Fed, Jerome Powell, deu sinais de um abrandamento da inflação, o que poderá sinalizar uma mudança na política monetária.

Brendan McDermid / Reuters

Notícia atualizada às 15h07

A bolsa norte-americana arrancou a sessão desta quarta-feira na linha de água à medida que os investidores viram as atenções para a última ronda de resultados trimestrais. A inércia dos índices está também relacionada com as declarações do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, sobre os próximos passos a nível de política monetária.

O índice industrial Dow Jones recuou apenas 31 pontos (0,1%). Já o empresarial S&P 500 e o tecnológico Nasdaq deram ambos um passo atrás, a desvalorizar 0,2%.

Os investidores estão de olhos postos nos resultados de algumas empresas, como a Walt Disney e a Robinhood, que prestam contas depois do encerramento da sessão. Mas mesmo antes do sino soar em Nova Iorque, os resultados da farmacêutica de retalho CVS e da Uber subiram 2% e 6%, respetivamente, com receitas acima das estimadas pelos analistas.

As ações da praça nova-iorquina fecharam a sessão de ontem, terça-feira, depois de uma maratona motivada pelas declarações otimistas de Jerome Powell, a dar sinal de que o processo inflacionário estava a abrandar. Os comentários podiam fazer adivinhar uma pausa nas subidas das taxas de juro por parte do banco central norte-americana, ou até mesmo uma mudança de direção, mas Powell ressalvou que nem todos os indicadores apontam nessa direção. As subidas poderão continuar, portanto.

Apesar de contidas, os recuos desta quarta-feira colocam os três principais índices em terreno negativo “a atenuar o otimismo registado no final da sessão de ontem”, confirma o analista de mercados do Millennium Investment Banking Research, Ramiro Loureiro

O analista explica que o discurso de Powell “referiu que apesar dos EUA estarem num processo de redução de inflação, o pico das taxas de juro poderão atingir um nível ainda mais elevado do que aquele que o mercado estima, na eventualidade do mercado laboral se continuar a revelar resiliente”.

“As yields de dívida soberana reagiram em alta até ao final da sessão de ontem, atingido níveis já não vistos desde o início deste ano, em resposta às palavras proferidas pelo presidente da Reserva Federal, e mantêm a tendência na sessão de hoje, podendo penalizar assim os setores mais cíclicos”, acrescenta.

“No seio empresarial, em excelentes reações a contas, de destacar a Fortinet, a Uber e a Enphase Energy. Do lado das perdas, também em reações a resultados divulgados, destacam-se a Capri Holdings, que tomba quase 20% depois de anunciar mau outlook, e a Chipotle Mexican Grill”, conclui.

No mercado cambial, o Euro desvaloriza face ao dólar cerca de 0,02%, a valer cerca de 1,0721 dólares. Já ao nível das commodities, dia positivo para o petróleo. O brent valoriza quase 1% (0,60%), com o barril a ser negociado a 84,19 dólares. Por sua vez, o texano WTI valoriza 0,91% – e o barril é vendido nas praças a 77,84 dólares.

Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

PremiumDepois da tempestade, vem a bonança

Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.

Bolsa de Cabo Verde já colocou este ano 12,6 milhões euros em emissões

A Bolsa de Valores de Cabo Verde já emitiu em quase 25 anos de atividade quatro emissões bolsistas de municípios, as primeiras das quais em 2010, referentes à Praia e ao Sal.
Comentários