Aranhas, demónios ou cabras: as tradições de Natal mais estranhas

Da Colômbia ao Japão, passando pela Alemanha e Islândia, conheça as tradições natalícias mais bizarras que se celebram um pouco por todo o mundo.

O Natal é uma época festiva celebrada por todo o mundo. Embora tradicionalmente seja um dia cristão, é amplamente comemorado por muitos não cristão, sendo que alguns dos costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.

Costumes típicos deste dia incluem a troca de presentes, as músicas natalícias, a missa do galo e o mítico pai natal que desce pela chaminé transportado pelo Rodolfo e as outras renas para distribuir presentes pelos meninos que se portaram bem.

Mas em muitas partes as comemorações e costumes são diferentes, em alguns casos até bastante bizarras.

Conheça as tradições natalícias ao redor do mundo:

A Bruxa de Itália

befana

O Pai Natal tem um inimigo na Itália, a Befana, uma velha bruxa que tal como ele visita as casas dos meninos no dia 5 de janeiro presenteando os mais bem comportados. Para os mal comportados a oferta é um cestinho de carvão. Segundo a lenda italiana, a bruxa negou abrigo e comida aos Reis Magos que estavam a caminho para visitar Jesus e agora faz essa boa ação por arrependimento.

 

 

Aranhas nas Árvores (Ucrânia)

aranhas

Na Ucrânia escondem-se aranhas na árvore de Natal. O objetivo é as pessoas encontrarem a aranha perdida que lhes trará boa sorte para o ano seguinte.
A tradição é antiga e a lenda conta que uma senhora muito pobre com muitos filhos para criar enfeitou a árvore de casa com uma aranha pois não podia comprar enfeites decorativos, e quando o sol brilhou na manhã de Natal, as teias transformaram-se em fios de prata e ouro.

 

 

Ajudantes do Pai Natal (Holanda)

zwart-pie

A festa do Zwarte Piet, que quer dizer “Pedro Preto” em português é um tanto polémica: o ajudante negro do Pai Natal, e as pessoas saem para a rua com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, para desfilar no dia 5 de dezembro. O costume é considerado racista por muitos.

 

 

 

Tronco com Doces (Espanha)

caga-tio

Uma das mais esquisitas tradições natalícias do mundo, o Caga Tió. Famosa na Catalunha, esta tradição consiste em encher um tronco com doces durante o mês de dezembro, e no dia 25 bate-se no tronco com um pau até ele “devolver” tudo o que “comeu”.

 

 

 

Trolls natalícios na Islândia

yule-lads

Os Yule Lads são personagens tipo “troll’s” que visitam as crianças à volta do país durante as 13 noites até ao Natal.
As crianças colocam os seus melhores sapatos ao pé da janela e um Yule Lad vestido com um traje tradicional faz uma visita cada noite deixando presentes aos meninos bem comportados e batatas podres aos que se portam mal.

 

 

Demónio da Alemanha

alemanha

O Nicolau não é o Weihnachtsmann (Pai Natal), este senhor viaja de burro no meio da noite a 6 de dezembro e deixa pequenos presentes como moedas, laranjas e brinquedos por toda a Alemanha. O São Nicolau troca presentes por poemas e canções e vem geralmente acompanhado do Knecht Ruprecht (Agricultor Rupert), uma personagem demoníaca com barba suja e roupas escuras cobertas de sinos pronto para castigar as crianças que se portam mal.

 

 

Vassouras roubadas na Noruega

tradicoes-de-natal-bizarras-noruega-vassouras-de-bruxa

Uma tradição de Natal bizarra com séculos de existência que nasce numa época em que as pessoas acreditavam que bruxas e espíritos malignos apareciam na véspera de Natal à procura de vassouras. Até hoje, muitas pessoas escondem as suas vassouras na parte mais segura da casa para impedir que sejam roubadas.

 

 

 

Cabra luminosa (Suécia)

6-sweden-swedish-christmas-traditions

Desde 1966, a tradição dita que na Praça do Castelo de Gävle se construa uma cabra de natal de 13 metros. Mas esta tradição de Natal sueca originou uma outra “tradição”, a população tenta pegar-lhe fogo. Em 48 anos de história, a cabra foi incendiada com sucesso 26 vezes, sendo a sua destruição mais recente em 2013.

 

 

 

Jantar no KFC (Japão)

kfc

O Natal não é um período muito especial para os japoneses que têm apenas pequenas tradições seculares como oferecer presentes e decorações de luzes. Uma nova e curiosa “tradição” surgiu nos últimos anos: um banquete de Natal na célebre cadeia de Kentucky Fried Chicken.

 

 

 

Lanternas nas Filipinas

8-christmas-in-the-philippines-christmas-eve-traditions

O Gigante Festival das Lanternas é realizado todos os anos no Sábado anterior à véspera de Natal na cidade de São Fernando e atrai espetadores de todo o país. Onze aldeias participam neste festival onde competem pelo prémio da lanterna mais elaborada.
As lanternas eram originalmente criações simples feitas de papel e acesas com uma vela, mas atualmente são feitas com uma variedade de materiais e iluminadas por lâmpadas eléctricas que brilham com padrões caleidoscópicos.

 

De patins em linha para a Igreja (Venezuela)

11-christmas-in-venezuela

Todas as vésperas de Natal, os residentes da cidade de Caracas dirigem-se de manhã cedo à igreja, mas com patins em linha nos pés.
Esta tradição é tão popular que várias ruas da cidade são fechadas aos carros para que as pessoas possam patinar em segurança até à igreja, antes de se dirigirem para casa para o jantar de Natal.

 

 

Velinhas por todo o lado (Colômbia)

4-natal

O Dia das Velinhas marca o princípio da época de Natal na Colômbia. Em honra da Virgem Maria e da Imaculada Conceição, as pessoas põem velas e lanternas de papel nas suas janelas, varandas e jardins.

Recomendadas

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.

Angola cresce 3,5% este ano, mas abranda para 1,8% em 2023

“O forte crescimento de Angola este ano dificilmente vai prolongar-se para 2023, já que a produção petrolífera deverá regressar à tendência decrescente”, lê-se numa análise às maiores economias da África subsaariana, região que deverá ver o PIB deste ano expandir-se 3,3%, abrandando face aos 4,4% do ano passado.

China diz que EUA estão a enviar “sinais perigosos” sobre Taiwan

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês deixou claro que uma escalada das atividades independentistas torna difícil um acordo pacífico, no que diz respeito a Taiwan,
Comentários