[weglot_switcher]

DPD, Mercedes e Repsol unem esforços para descarbonizar a 100% as entregas na cidade de Lisboa

Esta medida insere-se no compromisso do DPDgroup de redução da pegada ambiental nas 200 principais cidades europeias, sendo que até 2025 reduzirá nestas mesmas cidades as suas emissões de CO2 [dióxido de carbono] em 89% e os poluentes em 80% em relação a 2020. Está previsto a empresa de entrega de encomendas consega reduzir em 330 toneladas por ano a emissão de gases poluentes na capital portuguesa.
19 Junho 2021, 16h35

A DPD Portugal, a Mercedes-Benz Vans e a Repsol assinaram esta semana um acordo que envolve a aquisição por parte da DPD de 55 veículos elétricos e respectivas bases de carregamento à Repsol, representando um investimento superior a 3,6 milhões de euros.

“Esta medida insere-se no compromisso do DPDgroup de redução da pegada ambiental nas 200 principais cidades europeias, sendo que até 2025 reduzirá nestas mesmas cidades as suas emissões de CO2 [dióxido de carbono] em 89% e os poluentes em 80% em relação a 2020. Lisboa é, então, uma das primeiras cidades europeias abrangidas, sendo já habitual que esteja na linha da frente da introdução das iniciativas  da estratégia ‘Green’ do DPDgroup”, destaca um comunicado do grupo de distribuição de encomendas.

Segundo esse documento, o acordo reflete o plano estratégico da Repsol, alicerçado na multienergia e no cliente único, e corrobora o comprometimento com a transição energética e a aposta na diversificação de negócios de baixas emissões de carbono, sendo, ainda, “uma clara demonstração de compromisso com os acordos de mobilidade sustentável, assinados com a Câmara Municipal de Lisboa”.

“A DPD Portugal tem sido o piloto de várias iniciativas na estratégia verde do nosso grupo, com a cidade de Lisboa a ser o palco de acções como o ‘Air Diag’, lançado em Junho de 2019, que permite aos lisboetas conhecerem a qualidade do ar à sua porta, graças à centena de sensores que temos instalados nas nossas viaturas e em lojas ‘Pickup’, assim como as mais recentes ‘City Trees’, que estiveram instaladas entre setembro de 2020 e janeiro deste ano na Avenida da Ribeira das Naus e que possibilitaram a produção de cerca de quatro toneladas de oxigénio na sua zona de intervenção. Estas mesmas iniciativas enquadram-se nos pactos de mobilidade e compromisso verde que estabelecemos com a Câmara Municipal de Lisboa”, refere Olivier Establet, CEO da DPD Portugal.

Por seu turno, Mário Neves, Managing Director da Mercedes-Benz Vans Portugal, destaca “o enorme orgulho no estabelecimento desta parceria com a DPD Portugal, que reflete o objetivo de ambas as empresas em liderar a mobilidade elétrica no transporte de mercadorias e contribuir para o futuro sustentável do nosso planeta”.

“As viaturas do modelo eSprinter, 100% elétricas, são perfeitamente adequadas às exigências técnicas, operacionais e aos elevados padrões de qualidade da DPD Portugal. A aposta da Mercedes-Benz Vans na sustentabilidade do meio ambiente sem emissões locais, será reforçada já em 2022 com o lançamento do novo eCitan, que se irá juntar aos atuais modelos eSprinter e eVito, disponibilizando assim uma completa gama de furgões 100% elétricos, aptos a satisfazer diversas necessidades de volumetria das atividades dos nossos clientes”, adianta o mesmo responsável

Segundo Armando Oliveira, administrador delegado da Repsol, “é com apraz que assinalamos este acordo com a DPD Portugal, um parceiro que partilha os mesmo valores e compromisso com a transição energética, que irá permitir a instalação do primeiro ‘e-hub’ privado da Repsol em Portugal e carregar, simultaneamente, 30 veículos elétricos”.

“Iremos garantir não apenas toda a infraestrutura e instalação de carregadores, mas também a manutenção e sistema de gestão de frota dos veículos elétricos. Este é mais um passo que reflete a nossa pertinácia com a diversificação de negócios de baixas emissões de carbono. Continuaremos a promover, ativamente, mais iniciativas que coloquem a mobilidade elétrica ao serviço dos nossos clientes, e, concomitantemente, a desempenhar um serviço de valor acrescentado”, assinala este responsável

Olivier Establet conclui sobre o acordo que “este passo que hoje damos é de enorme importância para a DPD e para Lisboa, já que é graças a ele que conseguiremos reduzir em 330 toneladas por ano a emissão de gases poluentes”.

“Até final de 2021, teremos a totalidade da nossa frota zero emissões, o que nos auxiliará a afirmar a nossa estratégia de total descarbonização da capital portuguesa, seguindo-se depois o Porto já em 2022. A DPD é o único operador que, desde 2012, oferece aos seus clientes a compensação de 100% das emissões carbónicas, sem qualquer custo para estes, e todas estas acções têm-nos permitido medir, reduzir ou mesmo anular a nossa pegada ambiental por toda a Europa”, assegura o CEO do DPDgroup.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.