[weglot_switcher]

Draghi discute programa de compra de dívida com o Parlamento Europeu

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, tem hoje um encontro com a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários onde apresentará a perspectiva da instituição sobre a evolução económica e monetária.
  • Reuters
6 Fevereiro 2017, 07h10

Do debate com os deputados no Parlamento Europeu consta também matéria em torno do programa de compra de dívida soberana e a resposta do banco central à subida da inflação.

O programa de compra de dívida é crucial para as economias do sul, Portugal incluído, principalmente numa altura em que as taxas pedidas pelo mercado para a compra de mais dívida têm vindo a subir para patamares considerados perigosos. O BCE decidiu recentemente aliviar os montantes aplicados na compra de dívida, mas alargou o prazo de compra – o que permitiu aos países ‘aflitos’ algum alívio da pressão dos mercados, ou, como dizem alguns economistas, permitiu ‘atirar’ lá mais para a frente uma crise que, mais tarde ou mais cedo, é inevitável.

Ao longo da semana, os deputados irão também debater o acordo comercial entre a União Europeia e o Canadá – numa altura em que se perspectiva o regresso de novos entraves à entrada de produção nos Estados Unidos, pelo que as alternativas têm de ser agora vistas como prioritárias. Ainda no que tem a ver directamente com as empresas, a União Europeia vai discutir formas de alargamento de apoios às PME, no sentido de prosseguir a reindustrialização do espaço comum.

Do outro lado do oceano, o planeta tem os olhos postos no que vão ser as decisões do presidente Trump para esta semana. Segundo os analistas, o inquilino da Casa Branca deverá gastar os próximos dias na ‘distribuição’ de homens da sua confiança pelo aparelho de Estado, na tentativa de estancar os focos de contestação que se têm verificado ao mais alto nível da administração.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.