A Dropbox, empresa de armazenamento e partilha de arquivos na cloud, estreia-se esta sexta-feira no índice tecnológico norte-americano Nasdaq. A forte procura pelos títulos da empresa levou a um aumento do preço fixado para a oferta pública inicial (IPO) para 21 dólares, sendo esta uma das entradas mais importantes em Wall Street desde a estreia do Snapchat.
A empresa vai admitir a negociação 36 milhões de ações, que inicialmente esperava vender por um preço entre 16 e 18 dólares. No entanto, a forte procura pelos seus títulos levou a Dropbox a aumentar o preço-base das ações. A empresa passa assim a valer 9,2 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros), um valor que, ainda assim, fica abaixo dos 10 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros) que a empresa valia em 2014 e que foram entretanto atualizados.
Com esta estreia no mercado, a Dropbox espera arrecadar cerca de 756 milhões de dólares (614 milhões de euros), o que a coloca como a melhor empresa de tecnologia que aderiu ao capital público desde a entrada do Snapchat há um ano. O Snapchat estreou-se no mercado de capitais com custo de 24 dólares por ação, tendo sido na altura avaliada em cerca de 24 mil milhões de dólares.
A Dropbox conta com cerca de 500 milhões de utilizadores e espera vir a captar ainda mais nos próximos anos. No ano passado, a empresa registou uma receita de 1,1 mil milhões de dólares (800 milhões de euros), mais 32% do que no ano anterior. No entanto, os prejuízos chegaram aos 111,7 milhões de dólares (90,7 mil milhões de euros), tendo em conta que a maioria dos utilizadores não paga pelos serviços. A versão premium do serviço de partilha e armazenamento de arquivos na cloud conta apenas com 11 milhões de utilizadores.