Duarte Cordeiro: “Não seremos apenas corredor de passagem” mas exportadores de energia verde

O ministro do Ambiente afirmou hoje que o país não será apenas um corredor de passagem, mas também um exportador de energia ‘verde’, no âmbito do acordo político alcançado entre Portugal, Espanha e França para o reforço das interconexões energéticas.

José Sena Goulão/LUSA

“Não seremos apenas um corredor de passagem. Seremos um país exportador de energia verde, produzida em Portugal e com elevado valor acrescentado”, afirmou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa audição parlamentar conjunta das comissões de Ambiente e Energia e de Assuntos Europeus, sobre as discussões e conclusões do Conselho de Energia de 25 de outubro.

Segundo o ministro, o acordo alcançado “abre a porta a mais oportunidades de exportação via gasoduto” e, assim, “Sines terá a sua importância reforçada”.

Recomendadas

Conselho de Ministros moçambicano aprova criação de fundo soberano

O Conselho de Ministros moçambicano aprovou hoje a criação do fundo soberano do país, cuja capitalização deverá arrancar com as receitas deste ano da plataforma Coral Sul, que começou a exportar gás do Rovuma há duas semanas.

Venezuela prepara acordos com petrolífera Chevron após alívio de sanções

A Venezuela anunciou hoje que vai assinar, nas próximas horas, acordos com a petrolífera norte-americana Chevron para impulsionar o desenvolvimento local de empresas mistas (capital público e privado) e a produção de petróleo.

Lisboa com níveis de poluição superiores ao tolerado pela OMS (com áudio)

Algumas zonas da cidade de Lisboa apresentam níveis de poluição superiores aos que são tolerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), destacando-se o terminal de cruzeiros de Santa Apolónia e algumas ciclovias, segundo um estudo divulgado hoje.
Comentários