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Duas petrolíferas no top das maiores empresas da América Latina

A Petrobras reforçou a liderança no ranking, mas as vendas da mexicana Pemex, que é segunda, cresceram num só ano 15 mil milhões de dólares, o equivalente a 13,4 mil milhões de euros.
26 Agosto 2019, 07h48

Brasil e México dominam o top 10 das maiores empresas da América Latina: quatro conglomerados são brasileiros, incluindo a líder Petrobras, cinco são mexicanos e um é chileno. Por setores, domina o petrolífero.

Com 90 mil milhões de dólares (80 mil milhões de euros) de vendas em 2018, mais 4,5 mil milhões de dólares (4 mil milhões de euros) do que no ano anterior, a petrolífera brasileira é a maior empresa da América Latina.

No ranking das 500 maiores empresas da região elaborado pela AméricaEconomía Intelligence, o segundo gigante do continente é outra petrolífera: a Pemex – Petróleos do México totalizou vendas de 85,5 milhões de dólares (76 mil milhões de euros), contra 71 mil milhões em 2018. O ano passado foi particularmente bom para a mexicana, que viu a faturação crescer perto de 15 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros).

A América Móvil, controlada pela família do multimilionário Carlos Slim, é a maior empresa de telecomunicações da região, a segunda maior empresa do seu país, o México e a terceira maior na América Latina. Faturou 53 mil milhões de dólares em 2018, tendo crescido cerca de 900 milhões no espaço de um ano.

Segue-se no ranking outra empresa brasileira: o conglomerado alimentar AmBev, com 46,8 milhões de dólares de vendas, o que traduz uma queda face aos 49 mil milhões de 2017.

O top 5 fica completo com a também brasileira Vale. Apesar do colapso das suas barragens em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, a mineira aumentou as vendas em cerca de dois mil milhões de dólares, de 32,7 mil milhões para 34,6 mil milhões em 2018.

A Wal-Mart de México e América Central é sexta maior, a também mexicana Comissão Federal de Eletricidade é sétima e a FEMSA, bebidas e licores 10.ª. No oitavo lugar está a brasileira Petrobras Distribuidora e a multinacional chilena COPEC.

Em 2018, as maiores empresas da América Latina cresceram 3,0%, contra 7,7% no ano anterior, uma diminuição de quatro pontos percentuais provocada pela travagem das vendas das empresas dos países mais importantes da região.

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