E-book de Yanos Varoufakis já à venda em Portugal

A partir de hoje encontra-se à venda nas livrarias digitais a obra que o ministro das Finanças grego Yanos Varoufakis escreveu em parceria com os economistas James K. Galbraith e Stuart Holland. O livro terá um preço de 2,99 euros. De acordo com os autores, a Zona Euro deve preparar-se para enfrentar quatro crises: bancá­ria, […]

A partir de hoje encontra-se à venda nas livrarias digitais a obra que o ministro das Finanças grego Yanos Varoufakis escreveu em parceria com os economistas James K. Galbraith e Stuart Holland. O livro terá um preço de 2,99 euros.

De acordo com os autores, a Zona Euro deve preparar-se para enfrentar quatro crises: bancá­ria, de dívida pública, de sub-investimento e, doravante, uma crise social, em consequência das más decisões tomadas depois de 2008.

A obraProposta Modesta Para Resolver a Crise da Zona Euro “ divide-se em quatro vertentes, que se inscrevem todas no quadro das institui­ções existentes e não necessitam de garantias nacionais ou de transferências fiscais a nível europeu. Não requerem, tão pouco, revisões dos tratados, que seriam muito provavelmente rejeitadas por numerosos eleitores.

Em suma, o que os economistas James K. Galbraith, Stuart Holland e Yanos Varoufakis (este último ministro das Finanças da Grécia desde janeiro de 2015) propõem é nada menos do que um “New Deal europeu” – que, tal como o seu antecessor americano, permitirá obter progressos reais em poucos meses através de medidas inteiramente compatíveis com a arquitetura institucional atual da União Europeia.

 

OJE

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.