[weglot_switcher]

“É fundamental no apuramento do resultado contabilístico”

Envolvimento de profissionais especializados no fecho de contas dá mais transparência e credibilidade da informação aos stakeholders.
25 Fevereiro 2023, 14h00

Rui Carvalho, associate partner da EY, Global Compliance & Reporting, defende que apenas com uma rigorosa análise das operações e incorporação de ajustamentos de fecho de ano (provisões, imparidades, atualizações cambiais, acréscimos e diferimentos, etc), é possível chegar a um resultado contabilístico fiável.

Qual a relevância do processo de encerramento anual de contas no apuramento do resultado contabilístico do período e na determinação dos impostos devidos?
O processo de encerramento anual de contas é fundamental no apuramento do resultado contabilístico, na medida em que, apenas com uma rigorosa análise das operações e incorporação de ajustamentos de fecho de ano (provisões, imparidades, atualizações cambiais, acréscimos e diferimentos, etc), é possível chegar a um resultado contabilístico fiável, bem como à conclusão sobre a posição patrimonial, económica e financeira da empresa. Toda esta informação é essencial e crítica na determinação dos impostos devidos, nomeadamente em sede de IRC, bem como no cálculo de impostos diferidos ativos ou passivos.

Em que medida a utilização de tecnologia e a automatização de alguns processos, permite aumentar o nível de transparência, fiabilidade e eficiência da execução das atividades de encerramento?
A utilização de ferramentas como data analytics, vem permitir a recolha, tratamento e análise de uma grande quantidade de dados (transações), através de regras pré-estabelecidas, evidenciando de forma rápida (face ao tratamento manual), os erros a corrigir ou os ajustamentos que são necessários realizar. Neste contexto, garante-se uma análise sistemática sobre todo conjunto de dados (ou seja exclui-se o uso de amostras) e um menor enviesamento (derivado a erro humano) que se traduz num processo mais transparente e fiável, agilizando o processo de fecho de contas com incremento de qualidade dos dados subjacentes.

Qual é a importância do envolvimento de profissionais especializados para o cumprimento a determinados requisitos técnicos que permitam aportar confiança e transparência ao relato financeiro de encerramento de contas?
O envolvimento de profissionais especializados é essencial para garantir que toda a informação subjacente ao encerramento de contas é precisa, confiável e transparente. O envolvimento de profissionais especializados, nomeadamente consultores externos e auditores, com conhecimento e experiência específica sobre normas, procedimentos contabilísticos e financeiros e legislação fiscal, permite o devido enquadramento das operações face às normas e legislação em vigor, identificação de erros e omissões, e assim, garantir que a informação produzida, nomeadamente as demonstrações financeiras, é confiável, precisa e de qualidade. A participação de profissionais especializados durante o encerramento de contas, permite, sem qualquer dúvida, o aumento da transparência e credibilidade da informação junto dos stakeholders das organizações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.