O atual cenário económico para pequenas e médias empresas é desafiante, levando os gestores a ser proativos nas suas ações e a adotar uma abordagem estratégica para lidar com as dificuldades que enfrentam. E os dados que dispomos não são os mais encorajadores.

Num estudo realizado recentemente pela IDC, 73% das Pequenas e Médias Empresas (PME) acreditam que haverá uma recessão no próximo ano. Daqueles que preveem uma recessão, quase 46% responderam que estão a passar por uma recessão neste momento, 35% estimam que ocorrerá no primeiro semestre de 2023 e 20% no segundo semestre deste ano.

Apesar das opiniões não serem as mais otimistas, para sobreviver e prosperar durante uma crise económica, as PME devem desenvolver uma estratégia digital integrada tendo em conta três pontos que podem fazer a diferença para o futuro da empresa.

Competências Tecnológicas Internas: Não é novidade, são os colaboradores que fazem a casa. O primeiro passo é investir em conhecimento interno de tecnologia, uma boa contratação certamente fará a diferença. Para competir neste mundo cada vez mais digital, as PME precisam de líderes tecnológicos fortes que possam orientá-los na jornada de transformação digital. Estes líderes de TI não são apenas responsáveis por comprar tecnologia, mas sobretudo precisam entender o impacto do investimento tecnológico no negócio, avaliar parcerias estratégicas com fornecedores e definir uma estratégia de Sistemas de Informação.

De facto, neste momento, as PME precisam de estar preparadas para fazer perguntas difíceis e exigir transparência dos seus fornecedores. Contratar um líder de TI é uma decisão crucial. A escolha certa pode levar a grandes benefícios em termos de eficiência, produtividade e competitividade no mercado.

Automação do Negócio com Tecnologia: O próximo passo é expandir a automação de forma significativa. O aumento dos custos de mão de obra devido à inflação tornou-se um entrave para as empresas conseguirem manter uma equipa de trabalho suficiente. Felizmente, as tecnologias de automação estão em constante evolução e utilizam técnicas de machine learning para aprender e aprimorar por conta própria. Com estes avanços, é possível aperfeiçoar campanhas de marketing e publicidade, detetar transações fraudulentas e até aliviar a pressão da equipa de atendimento ao cliente, sem qualquer intervenção humana.

Comprar Tecnologia de Forma Inteligente: O terceiro passo crucial: saber comprar. As pequenas e médias empresas devem agir com rapidez para reestabelecer medidas de economia de custo que podem ter sido deixadas de lado durante períodos de economia mais próspera. Além de reduzir custos, esta estratégia traz o benefício adicional de evitar as complicações de integração que podem surgir ao utilizar várias soluções de diferentes fornecedores de tecnologia.

Isto é especialmente importante, já que as PME geralmente não conseguem ter grandes equipas de TI. Agora, é também uma boa oportunidade para diversificar a cadeia de abastecimento e considerar o outsourcing, para lidar com as flutuações das taxas de câmbio que podem afetar o preço da energia, materiais, hardware, e como dito anteriormente, de mão de obra qualificada. Para as pequenas e médias empresas poderem sobreviver e crescer num cenário económico desafiante, é fundamental desenvolver um plano de ação claro e preciso.

Em tempos de incerteza, estas três medidas são apenas exemplos que podem fazer a diferença. Com esta proatividade, as PME não só vão ter um posicionamento mais favorável para enfrentar os desafios atuais, mas também vão conseguir emergir mais fortes do que nunca.