[weglot_switcher]

É oficial: Finlândia anuncia candidatura à NATO

No passado sábado, o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, telefonou ao Presidente russo, Vladimir Putin, sob tema a candidatura de adesão da Finlândia à NATO, a qual é mal vista por Moscovo: de acordo com um comunicado do Kremlin, o fim da neutralidade militar da Finlândia é um “erro”. 
15 Maio 2022, 10h40

Esta manhã o Presidente finlandês, Sauli Niinistö, em conferência de imprensa, confirmou oficialmente a intenção daquele país em aderir à NATO, quebrando assim a neutralidade militar característica do país escandinavo.

A adesão à NATO vai ser debatida no parlamento finlandês. Na conferência de imprensa, ocorrida em Helsínquia, Sauli Niinistö, declarou tratar-se de um “dia histórico”.

No passado sábado, Sauli Niinistö telefonou ao Presidente russo, Vladimir Putin, sob tema a candidatura de adesão da Finlândia à NATO, a qual é mal vista por Moscovo: de acordo com um comunicado do Kremlin, o fim da neutralidade militar da Finlândia é um “erro”.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, também presente na conferência, afirmou que “alcançámos hoje uma decisão importante, em cooperação entre o governo e o Presidente da República”.

Os governantes esperam que o Parlamento confirme a decisão “nos próximos dias”, acrescentou Sanna Marin, dizendo que a decisão de aderir à NATO demonstra “um mandato forte”. A Governante afirmou que a Finlândia tem estado em “contacto próximo” com os Estados-membros da NATO, agradecendo o apoio recebido.

“Na Finlândia, ainda temos o procedimento parlamentar pela frente, mas acredito que o Parlamento vai debater esta decisão histórica com determinação e responsabilidade”, concluiu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.