EBA lança consulta pública sobre proporcionalidade na divulgação dos riscos de taxa de juro

Este novo relatório fornecerá aos supervisores os dados necessários para controlar os riscos de taxas de juro nas instituições de crédito, tendo em consideração o conceito de proporcionalidade, diz a Autoridade Bancária Europeia.

A EBA – European Banking Authority lançou uma consulta pública sobre a alteração dos Implementing Technical Standards (ITS) em matéria de relatórios de supervisão ao nível do Interest Rate Risk in the Banking Book (IRRBB). Trata-se de um documento de consulta que propõe novos requisitos de informação harmonizados nos relatórios para a avaliação e controlo do risco de taxa de juros no balanço dos bancos em toda a UE.

Este novo relatório fornecerá aos supervisores os dados necessários para controlar os riscos de taxas de juro nas instituições de crédito, tendo em consideração o conceito de proporcionalidade.

O projecto de Normas Técnicas de Implementação (ITS) sobre a elaboração de relatórios de supervisão no que respeita à gestão do risco de taxa de juro resultante de atividades não incluídas na carteira de negociação leva em conta a proporcionalidade, “a fim de tornar os requisitos de informação mais adequados à dimensão e ao risco das instituições. A consulta decorre até 2 de Maio de 2023”.

“Este projecto de alteração dos ITS visa fornecer dados de qualidade aos supervisores para controlar o risco IRBB das instituições e a implementação do pacote de políticas publicado pela EBA em Outubro de 2022. O documento em consulta é particularmente relevante no actual ambiente de inflação elevada combinada com taxas de juro crescentes”, diz a EBA.

“A proporcionalidade tem sido um factor fundamental no desenvolvimento deste documento, com base nas provas e recomendações retiradas do estudo da EBA Cost of Compliance. A este respeito, o documento de consulta inclui modelos simplificados para a elaboração de relatórios por instituições pequenas e não complexas (SNCIs) e solicita um feedback específico sobre a proporcionalidade para instituições médias”.

Também hoje, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou hoje três perguntas e respostas que esclarecem de forma abrangente a aplicação da autenticação forte do cliente (SCA) às carteiras digitais ao abrigo da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (PSD2).

 

Recomendadas

Margem financeira e menos imparidades fazem rentabilidade dos bancos subir para 8,8%, diz BdP

Os bancos fecharam 2022 mais rentáveis do que em 2021, por causa da subida da receita da margem financeira e a diminuição das provisões e imparidades. Pois a qualidade da carteira de crédito melhorou.

BPI e Santander Totta eleitos pela Euromoney como melhores “private banking”

A revista Euromoney elegeu o Santander como o “Melhor Private Banking Internacional” em Portugal e o BPI  como “Best Domestic Private Bank in Portugal”.

Hugo Roxo apontado para Administrador Executivo no Banco de Fomento

Está a iniciar-se o processo de ‘fit and proper’ (avaliação e adequação) junto do Banco de Portugal que permitirá Hugo Roxo ser nomeado administrador executivo.
Comentários