[weglot_switcher]

Economia britânica registou em 2020 a pior performance em mais de 300 anos

Desde o “Grande Inverno” de 1709 que a economia britânico não ‘congelava’ tanto.
22 Agosto 2022, 12h12

Nem duas guerras mundiais nos últimos 100 anos atingiram tão duramente o Reino Unido como a Covid-19. A economia britânica recuou 11% em 2020, a pior performance desde 1709, em mais de 300 anos.

A atualização dos dados oficiais foi revelada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística britânico (ONS), segundo a “Reuters”. Este é a maior queda entre as principais economias mundiais.

As estatísticas iniciais já apontavam que a recessão era a maior desde a o “Grande Inverno” de 1709, mas recentemente o ONS reviu em baixa a queda da economia para 9,3% a maior desde a primeira guerra mundial. Agora, voltou a rever em baixa a recessão.

Entre os sete países mais ricos do mundo, esta é a maior queda, acima dos 10,8% registados por Espanha.

O “Grande Inverno”, como é conhecido em França, foi o mais gélido dos últimos 500 anos na Europa e até os canais de Veneza gelaram. Em Londres, as temperaturas atingiram 17 graus negativos. Só em França morreram 600 mil pessoas, de acordo com a revista “Barron’s”.

Em Inglaterra, onde o fenómeno é conhecido por “Grande Geada”, depois de três meses gélidos, com a chegada da primavera o país teve de enfrentar inúmeras inundações à medida que o gelo derretia. O PIB afundou 23% nesse ano e não recuperou durante 10 anos, recorda o “Guardian”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.