Economia da Madeira acelera em agosto

A recuperação do sector do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das dez camas) subiram 64,2% nesse mês.

Em agosto de 2022, a atividade económica regional reforçou a trajetória positiva de crescimento dando sinais de nova aceleração, ainda que ligeira, face ao mês anterior.

A recuperação do sector do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das dez camas) subiram 64,2% nesse mês.

A emissão de energia elétrica – um indicador associado à evolução da atividade económica – ainda que em crescimento (mais 4%), desacelerou em relação ao mês anterior (mais 7%). No mesmo sentido, está o consumo de gasóleo, que, em agosto de 2022, decresceu 1,4% (mais 0,9% em julho), invertendo tendência crescente iniciada em abril de 2021.

Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, verifica-se que, em agosto de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,5 novas sociedades (2,1 no mês anterior), valor muito próximo dos níveis dos primeiros três meses do mesmo ano.

Consumo Privado

Um dos indicadores reveladores da evolução do consumo privado são as operações da rede SIBS com cartões emitidos por bancos nacionais. Observando os montantes dos levantamentos e compras, com cartões nacionais, através de terminais de pagamento automático, verifica-se um crescimento de 11,6% em agosto de 2022, embora a um nível inferior ao do mês precedente (12,3%), confirmando movimento de desaceleração, que se verifica desde maio último.

A introdução no consumo de gasolina também desacelerou, com a variação homóloga a baixar de 9,6%, em julho, para 7,1%, em agosto de 2022.

Por sua vez, em agosto de 2022, o saldo dos empréstimos para consumo e outros fins concedidos às famílias e às instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias caiu 22,4%.

A venda de automóveis novos ligeiros de passageiros voltou a abrandar no mês em referência, embora tenha crescido 18,3% em termos homólogos (mais 35% em julho).

Investimento

À exceção das vendas de veículos de mercadorias (menos 52,9%), todos os indicadores do domínio do investimento estão, em agosto de 2022, em crescimento: o licenciamento de edifícios (mais 29,9%; mais 50,5% em julho), a avaliação bancária de habitação (mais 12,5%; mais 12% no mês anterior), as vendas de cimento (mais 0,4%; 5% em julho) e os empréstimos para habitação (mais 3,6%; o mesmo valor no mês precedente). Importa, contudo, referir que, seja no licenciamento de obras, seja nas vendas de cimento, observou-se, neste mês de agosto, um abrandamento dos respetivos crescimentos homólogos, se comparados com os valores alcançados no mês anterior.

Procura Externa

Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efetua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (mais 34,6%) quer a importação de bens (mais 32,7%) apresentaram a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (mais 12,6%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior.

Nos restantes indicadores, e em agosto de 2022, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (mais 72,7%) está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (mais 62,7%, mais 103,1% no mês anterior).

Mercado de Trabalho

Os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, em agosto de 2022, um crescimento das ofertas de emprego (mais 12,8%) e uma diminuição, tanto nos pedidos de emprego (menos 9,4%) como nos desempregados inscritos ao longo do mês (menos 8,4%).

Preços

Em agosto de 2022, a taxa de inflação homóloga, 8,2%, desacelerou face ao mês anterior, sendo agora mais pronunciada nos serviços (mais 8,5%) que nos bens (mais 7,8%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 7,7%.

Recomendadas

Assembleia da Madeira atribui Prémio +Valor Madeira a trabalhos académicos e científicos

O montante do Prémio é de cinco mil euros, podendo, ainda, haver lugar à atribuição de certificados a título de menções honrosas.

Governo da Madeira maximiza benefícios no Código Fiscal de Investimento

Rogério Gouveia apontou que, face à retração económica provocada pela crise pandémica, situação agravada pela guerra na Ucrânia, o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, considerou ser “fundamental a adoção de medidas de choque para a revitalização da economia”.

Socicorreia lança empresa na área da arquitetura

Com a Socicorreia Project, o proprietário receberá acompanhamento no momento de escolher e comprar mobiliário personalizado, de acordo com as suas exigências e tendências do mercado, na seleção de todos os equipamentos domésticos, e também em pormenores de decoração como a iluminação.
Comentários